terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Sites do Governo de Alagoas são hackeados: 'Nenhum dado foi perdido', diz mensagem


Os sites do Governo de Alagoas foram retirados do ar nesta segunda-feira (12). A ação teria sido promovida por um grupo hacker que deixou a mesma mensagem em pelo menos 5 páginas diferentes, todas ligadas ao Estado.

Por meio de nota ao g1, o Governo de Alagoas informou que a falha de segurança foi no site do orgão oficial de registro de domínios nacionais e que os "hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais. Nenhum sistema foi invadido, apenas os endereços dos sites mudados" (leia na íntegra ao final do texto).

O texto deixado nas homes hackeadas afirma que "nenhum dado foi perdido ou roubado, apenas a home alterada!".

Em outro trecho da mensagem, o grupo diz que "não se pede voto pedindo morte ao adversário, seja melhor". A frase seria uma referência ao texto deixado nesta segunda-feira por outro grupo hacker na página do Governo do Ceará, que pede anulação de votos e morte ao candidato eleito, Lula (PT).

Por volta do meio-dia apareciam hackeadas as páginas do Governo de Alagoas, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria do Planejamento. O Estado afirmou que já tomou providências "para ter sua conta de administrador devolvida, para que os endereços sejam corrigidos".


Leia, abaixo, a íntegra da nota do Governo de Alagoas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio de sua gerência de tecnologia da informação esclarece:

O hackeamento que atingiu sites do estado de Alagoas também atingiu sites governamentais de outros estados.

A falha de segurança não foi dos sites do Governo de Alagoas e sim do "registro.br", orgão oficial de registro de domínios nacionais.

Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais.

Nenhum sistema foi invadido, apenas os endereços dos sites mudados.

A Fapeal já contactou o registro.br, em caráter de urgência, para ter sua conta de administrador devolvida, para que os endereços sejam corrigidos.

Dados, serviços e conectividade não foram alterados e serão retomados na íntegra.

Os endereços dos sites de Alagoas devem ser normalizados nas próximas horas.


Por g1 AL


Nenhum comentário:

Postar um comentário