sábado, 18 de janeiro de 2014

AGÊNCIA DEFINE REGRAS DE USO DE RIOS E AÇUDES NO SEMIÁRIDO

Pelo menos a metade dos 504 reservatórios monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA) no Nordeste chegou ao fim do ano com menos de 30% da capacidade de armazenamento. Para conviver melhor com os impactos gerados pela forte estiagem que o semiárido vem atravessando, a ANA adotou várias ações regulatórias emergenciais.

No Ceará, de acordo com informações colhidas no Portal Hidrológico nesta sexta-feira, 112 açudes tem volume menor de 30%. Nenhum dos reservatórios monitorados está sangrando e apenas um açude - o Gavião, de Pacatuba -, tem volume superior aos 90%.
As ações de emergência podem variar da redução da vazão de defluência (saída) de água dos reservatórios até a fixação de dias alternados para captação de água em rios e açudes para atividades produtivas ou mesmo a suspensão temporária dos usos.

Ao final de dezembro do ano passado, 49 reservatórios e quatro rios – Piancó (PB); Piranhas-Açu (PB-RN); Verde Grande, e Pardo (MG) – estavam sendo monitorados diariamente pela ANA no Semiárido. Dos 49  reservatórios, dois são responsáveis pela produção de energia: Sobradinho, no rio São Francisco; e Pedra, no rio das Contas, ambos na Bahia. .

Em outubro, a agência também estabeleceu regras de restrição de uso no rio Piranhas-Açu, que corta a Paraíba e o Rio Grande do Norte, e para os açudes de Coremas e Mãe D’Água, ambos na Paraíba.

A seca também reduziu o volume de água do açude Epitácio Pessoa, na Paraíba, conhecido como Boqueirão. Nessa região, a partir de junho, os produtores foram autorizados a retirar água do reservatório para irrigar as plantações de até cinco hectares somente até o fim de janeiro de 2014.

Também em novembro, depois de realizar reuniões com usuários, comitê de bacia hidrográfica e o poder público local, foi estabelecido um rodízio para os irrigantes situados ao longo do riacho que aflui do açude Santa Inês (PB). No município de Santa Inês, foi permitido captar água às segundas, quartas e sextas e em Conceição, às terças, quintas e sábados.

Serviço
Acompanhe a situação dos reservatórios cearenses em tempo real:
Portal Hidrológico do Ceará


Redação O POVO Online com informações da Agência Nacional das Águas (ANA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário