terça-feira, 3 de novembro de 2020

Operação da PF investiga suposto desvio de recursos públicos no hospital de campanha em Fortaleza



A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a Operação Cartão Vermelho, que investiga supostos desvios de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus em Fortaleza, em específico ao hospital de Campanha montado no estádio Presidente Vargas.

São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em domicílios de investigados na capital cearense, em São Paulo e em Pelotas (RS).

A operação decorre de inquérito policial instaurado em junho e apontou indícios de atuação criminosa de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza; de gestores e integrantes da comissão de acompanhamento e avaliação do contrato de gestão; de dirigentes de organização social paulista contratada para gestão do hospital de campanha; e de empresários.

A investigação policial aponta prejuízos de mais de R$ 7 milhões aos cofres públicos. A Justiça Federal autorizou o bloqueio desses valores em contas das pessoas jurídicas investigadas. As apurações continuam com análise do material apreendido na operação policial e do fluxo financeiro dos suspeitos.

A SMS e a Prefeitura ainda não se manifestaram sobre as denúncias apontadas na operação.

A investigação demonstrou indícios de fraude na escolha da empresa contratada em dispensa de licitação; compra de equipamentos de empresa de fachada; má gestão e fiscalização da aplicação dos recursos públicos no hospital de campanha e sobre preço nos equipamentos adquiridos, comparando-se com aquisições em outras cidades sob mesmas condições no contexto de pandemia.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, ordenação de despesa não autorizada e organização criminosa. Se condenados, poderão cumprir penas de até 33 anos de reclusão.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário