terça-feira, 3 de novembro de 2020

Polícia usa spray de pimenta para dispersar aglomeração em Canoa Quebrada, no Ceará



A praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no litoral leste do Ceará, voltou a ser local de aglomerações neste fim de semana. Na madrugada de domingo (1º), um grupo foi dispersado após uso de spray de pimenta pela Polícia Militar na Rua Broadway, a mais famosa do destino turístico.

A praia, que é uma das mais procuradas por turistas que visitam o Ceará, recebe aglomerações com frequência desde 1º de setembro, quando a região foi reaberta para a visitação de turistas.

Conforme decreto municipal, atividades comerciais estão liberadas nas praias e locais turísticos até 23h. Alimentação fora do lar, até 0h. No entanto, bares continuam fechados por decreto estadual. Também foi prorrogada a proibição de eventos festivos em ambientes fechados no Estado.

Neste domingo, no entanto, as aglomerações se formaram em locais proibidos mesmo após o horário permitido.

A Polícia Militar informou que equipes foram acionadas pela Guarda Municipal da cidade para dispersar uma multidão na praia. Após a primeira ação, segundo os agentes que atenderam à ocorrência, algumas pessoas voltaram a formar multidão em uma praça, descumprindo a ordem.

“Diante do ato de desobediência, os PMs que atenderam à ocorrência utilizaram um nstrumento de menor potencial ofensivo a fim de acabar com a aglomeração. Não houve feridos na ação e ninguém foi conduzido para a Delegacia do município”, afirmou o órgão, em nota.


Fiscalização

A Prefeitura de Aracati informou que, durante este final de semana, várias ações estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde na mobilização e conscientização dos turistas e munícipes em Canoa Quebrada.

Pousadas e hotéis são visitados para observar se medidas e recomendações de proteção individual e coletivas são cumpridas, em parceria com a Vigilância Sanitária do Estado. Neste domingo, também deve ocorrer a sanitização da Rua Broadway.

“De modo geral, os restaurantes e pousadas estão cumprindo as determinações dos decretos municipal e estadual, no entanto, parcela de turistas acaba por provocar aglomerações em alguns momentos durante a noite”, ressalta a gestão.

A taxa de ocupação hoteleira de Canoa Quebrada, entre o dia 30 de outubro e 2 de novembro, está em 93%, segundo levantamento da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur). É a terceira maior do Estado, atrás apenas da Vila de Jericoacoara e Flecheiras/Mundaú, que têm a rede 100% ocupada.


Contaminação

De acordo com o boletim coronavírus da Prefeitura do Aracati, a cidade já confirmou 2.086 casos de Covid-19 e 54 óbitos pela doença. Além disso, 2.020 pessoas foram consideradas curadas. Segundo a Secretaria da Saúde, Aracati tem incidência de 2.558,1 casos a cada 100 mil habitantes.

O mais recente boletim da Secretaria da Saúde mostra um aumento de 8,3% no número de novos casos na Área Descentralizada de Saúde de Aracati, que inclui ainda Fortim, Itaiçaba e Icapuí. Entre 4 e 10 de outubro, foram 12 novos casos. Já entre 11 e 17, foram 13. Não houve registro de óbitos nos dois períodos.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário