quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Estudante cearense desenvolve projeto para reduzir a poluição em rios e lagos


O estudante de geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) Lucas Magalhães, de 24 anos, desenvolveu uma alternativa orgânica para a limpeza de rios, lagos e tanques de criação de peixes. São pequenas bolas de lactobacilos e leveduras que, depois de prontas, são introduzidas em ambientes aquáticos. A proposta é renovar os nutrientes e estimular a alimentação dos animais nativos. 

O projeto foi desenvolvido em novembro do ano passado. Lucas se inspirou em uma técnica asiática para elaborar o método, que foi usado durante o seu estágio obrigatório no Parque do Cocó. Japão, Malásia e Filipinas fazem parte do grupo de países que elaboraram esse trabalho anteriormente. 

O processo de fabricação das bolinhas compreende várias etapas. Primeiro é feita a colheita dos microrganismos.A gente inicia usando o arroz como uma isca para a captura dos microrganismos locais, que são adaptados da nossa região. Depois cozinha o arroz, de maneira que fique durinho, e leva para a natureza nativa. Procuramos pela serapilheira, que tem fungos visíveis, e deixamos uma caixinha de arroz mal cozido em locais diversos. Com três dias, a gente volta e colhe esses microrganismos, explica Lucas. 

Depois, os lactobacilos e leveduras são postos em estado de dormência, com açúcar para exercer pressão osmótica e retirar a água. A partir disso, é feito um procedimento chamado bokashi, com uma espécie de farelo que será fermentado. Pegamos nossa coleção e diluímos em outras soluções, como água do mar ou vinagre. A gente hidrata o farelo até um certo ponto e põe ele em um lugar fechado para que fermente sem a presença de oxigênio. Cerca de dez dias depois o farelo já vai estar fermentado”, conta o estudante. Uma mistura com farelo fermentado e argila é feita e separada em partes iguais. A argila serve para formar as bolinhas em uma estrutura sólida. 

Aplicação 

Quando a pequena bola é colocada no fundo da água, a transformação começa pela limpeza do excesso de matéria orgânica presente. 

Cada bolinha vem com uma diversidade e com um grande número de microrganismos. E quando eles são inoculados em um ecossistema, começam a expandir e crescer. Eles usam diversas coisas que existem nesse ecossistema como alimento, como a lama do fundo de qualquer corpo dágua. E vão fermentando, detalha Lucas. 

A alimentação dos microrganismos transforma o excesso de matéria orgânica em alimento para fitoplâncton e zooplâncton, que acabam se diversificando e servindo de alimento para peixes e camarões. A cadeia alimentar é reconstituída e o equilíbrio do ecossistema é devolvido. As bolinhas têm validade de seis meses. 

De acordo com o estudante, é possível reestruturar qualquer ambiente aquático, independentemente da extensão, basta calcular a quantidade exata de bolinhas a serem introduzidas. 

O trabalho, que exige extrema dedicação braçal e manual já rendeu cerca de 50 bolinhas, que foram aplicadas primeiramente na Lagoa das Ninfeias, no Parque do Cocó. Segundo Lucas, a presença desses organismos já indica que o ambiente não está saudável. 

Nesta terça-feira (5), um tanque de criação de peixes no Parque Adahil Barreto recebeu as bolinhas. O local registrou uma mortandade de peixes inesperadamente. A gestora desse trecho do parque, Viviane Carneiro, esclarece que a aplicação da técnica em ambientes menores permite uma melhor observação dos resultados. 

Apoio

 Como o projeto não conta com apoio financeiro, os funcionários do Parque do Cocó precisam de doações de alguns itens para dar continuidade.E, claro, a própria força de trabalho das pessoas que quiserem ajudar, destaca Lucas. Os interessados podem deixar a contribuição na administração do parque ou entrar em contato com o estudante pelo Instagram. 

Com o apoio, os participantes do projeto esperam atender o Rio Cocó futuramente. A nossa intenção é levar esse trabalho para uma grande escala. A ideia principal é que a gente possa replicar isso para outros parceiros também e que o meio ambiente venha a ganhar, conclui Viviane.

 

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário