quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

MPF abre procedimento para acompanhar impactos do fim da produção da Ford no Brasil



O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento administrativo para acompanhar os impactos que o fechamento de unidades da Ford no Brasil. Além da fábrica em Taubaté (SP), serão desativadas as plantas em Camaçari, na Bahia, e em Horizonte, no Ceará.

O procedimento foi instaurado pela Câmara de Consumidor e Ordem Econômica da promotoria federal. O objetivo é coletar, sistematizar e tratar os dados ou informações técnico-jurídicas que possam subsidiar possíveis medidas a serem adotadas pelo MPF.


Repercussão do fechamento das fábricas

Para justificar a abertura do procedimento, o MPF avaliou que "os possíveis impactos prejudiciais ao setor industrial do país decorrentes do encerramento das atividades de fabricação de veículos no Brasil, como o anunciado pela empresa Ford, capazes de provocar a redução dos níveis de renda e emprego nacionais, afetando negativamente a economia do país, além da potencial repercussão no nível concorrencial do mercado de veículos".


Impacto em Taubaté e no Vale

Com o fim da planta de Taubaté, 830 funcionários diretos serão demitidos segundo o Sindicato dos Metalúrgicos. Porém, somado aos empregos indiretos, o número chega em cerca de cinco mil podem ser impactados pelo fechamento da unidade, de acordo com a associação comercial da cidade.

A avaliação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)é de que a região do Vale do Paraíba vai demorar para se recuperar do impacto causado pela decisão da Ford.


Por G1 Vale do Paraíba e Região


Nenhum comentário:

Postar um comentário