terça-feira, 9 de agosto de 2022

Família que vivia em barraco ganha casa sustentável construída por alunos do ensino médio, no Cariri

Uma família de Juazeiro do Norte, no interior do estado, recebeu uma casa sustentável construída por alunos de uma escola pública do município. O projeto de construção foi idealizado pelo professor de Geografia, Luiz Claudio Vieira, da escola de ensino médio Governador Adauto Bezerra. Ele propôs para a turma que estava no 2º ano do ensino médio em 2021, construir a casa com as próprias mãos e agora a obra foi finalizada.

A casa de pau-a-pique, técnica de construção do período colonial, popular entre indígenas e africanos, é feita com matéria-prima local, como barro, pedra e madeira. Uma obra sustentável. Os materiais de baixo custo foram coletados na própria localidade, Bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte. Também foram doados restos de obras, bambus e paletes.

Na casa vão morar a recicladora Ana Maria da Silva e mais 3 pessoas. Eles viviam em um barraco no mesmo local onde a casa foi construída.

“Eu tô muito feliz, não tenho nem palavras. Só tenho a agradecer a eles e aos alunos. Ninguém agora vai me colocar pra fora de casa! É minha!”

O projeto foi pensado durante a pandemia quando os alunos estavam estudando o índice de desenvolvimento humano (IDH). Eles compreenderam as dificuldades que muitas pessoas enfrentam, como problemas com habitação e moradias precárias. A partir disso pensaram numa obra que pudesse causar baixo impacto na natureza.


“A pandemia trouxe uma grande crise econômica e sanitária. Nas discussões saiu a ideia de construir a casa.”, diz o professor.

Os alunos participaram de todas as etapas da obra e a construção foi finalizada em 8 meses.

“Estamos aqui ajudando uma família que precisa, hoje eu posso falar pras outras pessoas que eu convivi e pude transformar uma vida melhor!”, finaliza a estudante Ana Clara Silva.


Por Claudiana Mourato, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário