quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Primeiro semestre de 2022 teve o menor número de mortes no trânsito em 20 anos em Fortaleza, diz AMC



Fortaleza registrou o primeiro semestre menos violento no trânsito dos últimos 20 anos de acordo com dados da Plataforma Vida, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) divulgados nesta terça-feira (2). De janeiro a junho deste ano foram 68 fatalidades.

O quantitativo é o melhor índice desde o início da série histórica, em 2001. Em relação ao mesmo período do ano de 2021, houve uma redução de 23% no número de mortes registradas nas vias da capital cearense.

“Não celebramos números porque nenhuma morte no trânsito é aceitável. Por isso, precisamos que a população faça sua parte ao passo que seguiremos trabalhando em infraestruturas viárias mais seguras e reforçando as ações educativas e de fiscalização preventiva para melhorar o comportamento de todos no trânsito”, enfatizou Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.


Motociclistas lideram mortes

Os motociclistas representam mais da metade das mortes no período, com 55% do total, enquanto os pedestres, com 37%, também estão entre os mais vulneráveis. Ciclistas representaram 4% das mortes, assim como ocupantes de veículos de quatro rodas.

Em 2021, Fortaleza chegou ao sétimo ano seguido com redução de óbitos no trânsito. Foram 184 mortes registradas nas vias da cidade, ou uma taxa de mortalidade de 6,8 para cada 100 mil habitantes. O número é 51% menor em relação ao ano de 2014, que contabilizou 377.


Medidas de prevenção

  • Entre as medidas de prevenção adotadas pela prefeitura para reduzir o número de acidentes estão
  • Redução de velocidade em 50 vias com readequação de 60 km/h para 50 km/h
  • Fiscalizações preventivas
  • Cursos para orientação quanto a uma conduta mais segura aos mais vulneráveis, como motociclistas e ciclistas
  • Criação do Plano Municipal de Segurança no Trânsito


Por g1 Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário