segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

IPTU 2023 de Fortaleza: veja dicas para ajudar na hora de optar pelo pagamento à vista ou parcelado

 


Os contribuintes de Fortaleza têm a opção pelo pagamento à vista ou parcelado do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2023. Nesta sexta-feira (6), a prefeitura disponibilizou o acesso às informações do tributo que vai alcançar este ano 813.806 imóveis da capital, destes 184.164 estarão isentos do pagamento.

O tributo pode ser pago em cota única com três opções de desconto — 8%, 6% e 4% — com vencimento no quinto dia útil dos meses de fevereiro, março e abril, respectivamente.

O contribuinte poderá ter acesso ao Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para pagamento em cota única ou parcelado por meio do site da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin).

Se o contribuinte optar por parcelamento do imposto, o pagamento pode ser feito em até 11 vezes, desde que cada parcela tenha valor mínimo de R$ 72,16, com vencimento no quinto dia útil de cada mês. Os descontos, porém, são concedidos apenas a contribuintes adimplentes com o município nos anos anteriores.

De acordo com o educador financeiro Lucas Silva, se o contribuinte tiver de escolher entre parcelar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a melhor opção dependerá das necessidades e circunstâncias, contudo o pagamento à vista sempre será a melhor escolha a se fazer.

"Em geral, os parcelamentos têm juros, que é custo financeiro, na prática. O parcelamento, do ponto de vista financeiro, só faz sentido se for com uma taxa de juros menor do que você conseguiria aplicar esse mesmo recurso. Ao não pagar à vista, esse recurso “sobraria” no seu caixa e você conseguiria aplicar o mesmo. Essa taxa da aplicação deve ser maior do que a do parcelamento. Se isso não ocorrer (que é a maioria dos casos), deve-se optar pelo pagamento à vista, com desconto", esclarece.


Veja algumas questões a considerar:

  • Qual é o valor total dos impostos que você precisa pagar? Se o valor do IPTU for muito maior do que o do IPVA, pode ser mais vantajoso para você parcelar o IPTU. Assim você evita um desembolso maior em um primeiro momento.

  • Você tem um veículo que precisa usar com frequência? Se sim, é possível que você prefira parcelar o IPVA, para garantir que o seu veículo esteja em dia com o licenciamento e possa ser usado normalmente.

  • Qual é a taxa de juros para cada parcelamento? Verifique as taxas de juros para cada parcelamento e avalie qual opção lhe trará menos custo total.


Parcelamento com cartão de crédito

O profissional faz ainda um alerta importante sobre a opção de pagar o tributo utilizando o método de parcelamento pelo cartão de crédito, opção oferecida por algumas fintechs e bancos digitais. Justamente por causa dos juros essa opção acaba pesando mais no bolso do consumidor.

"Quando você paga um imposto com um cartão de crédito, geralmente há uma taxa de juros associada à transação. Isso significa que o valor total que você acabará pagando pelo imposto será maior do que o valor inicial, devido aos juros. Isso pode resultar em um custo total muito maior do que o valor original do imposto", reforça.


Pagamento à vista

Optar pelo pagamento à vista sempre será a melhor opção para o contribuinte. Entre os diversos fatores positivos estão a economia de dinheiro, organização, não correr risco de ficar em débito com a prefeitura. Veja vantagens do pagamento à vista:

  • Você pode economizar dinheiro: Quando você paga um imposto à vista, geralmente não há juros envolvidos. Isso significa que o valor total que você acabará pagando pelo imposto será menor do que se optar por parcelá-lo.

  • É mais fácil gerenciar suas finanças: Ao pagar um imposto à vista, você não precisa se preocupar com o gerenciamento de várias parcelas e o risco de atrasos ou inadimplência. Isso pode simplificar suas finanças e ajudá-lo a ter um melhor controle sobre seu orçamento.

  • Você pode evitar problemas com a prefeitura: Se você atrasar ou deixar de pagar uma parcela de um imposto parcelado, pode ter problemas com a prefeitura, como multas e juros adicionais. Ao pagar um imposto à vista, você pode evitar esses problemas e manter seu histórico de pagamentos em dia.

  • Pode ser mais fácil de organizar: Dependendo de suas circunstâncias financeiras, pode ser mais fácil organizar o pagamento de um imposto à vista do que gerenciar várias parcelas ao longo do ano.

"É importante lembrar, no entanto, que pagar um imposto à vista pode exigir que você tenha o valor integral disponível imediatamente, o que pode não ser possível para todos. Se você não tiver os recursos para pagar um imposto à vista, pode ser necessário considerar outras opções, como o parcelamento direto com a prefeitura ou o uso de um empréstimo pessoal, sempre verificando o custo total (taxa de juros, taxa de abertura de crédito, IOF, entre outros)", conclui Silva.


Prefeitura oferece descontos adicionais

A gestão municipal oferece descontos adicionais no pagamento em cota única neste ano. A dedução é possível para quem se cadastrou no Programa Nota Fortaleza até o dia 30 de novembro de 2022.

Os abatimentos são de 1%, 1,5% e 2%, dados a partir de uma pontuação baseada no valor das notas emitidas entre 1º de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022 e, também, pelo valor de venda do imóvel.


Abatimentos pelo programa Nota Fortaleza

Quem se cadastrou no Programa Nota Fortaleza até o dia 30 de novembro de 2022 terá os descontos adicionais no IPTU 2023.


Por g1 CE




Nenhum comentário:

Postar um comentário