segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Suspeito de massacre, foragido do AM é preso no CE após cirurgias plástica e nova identidade

 


Suspeito de participar de massacre em presídio e homicídios em Manaus, um homem de 39 anos foi recapturado durante uma operação policial na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, no sábado (17). Segundo a polícia, o suspeito responde a processos que somam pena de mais de 60 anos de prisão. Ele havia fugido do sistema prisional para outro estado e usava uma nova identidade após cirurgias plásticas.

De acordo com a SSP-AM, o suspeito tem envolvimento em diversos assassinatos, em Manaus, relacionados ao crime de tráfico de drogas. Ele participou das mortes registradas no Complexo Penitenciário Antônio Jobim (Compaj), em janeiro de 2017, quando 56 detentos foram assassinados.

A SSP-AM informou que o homem era de uma facção criminosa que atua no Amazonas e, há cerca de dois anos, mudou de grupo e passou a ocupar um posto de comando em uma organização criminosa do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, ele era uma espécie de executivo do presidiário chefe da facção criminosa.

Preso pela última vez em fevereiro de 2018, o suspeito tinha sido transferido do sistema prisional do estado, em julho daquele ano, junto com outros oito detentos líderes de facção. A transferência aconteceu após a capital amazonense bater recorde de homicídios com mais de 100 casos naquele mês de junho referentes às brigas de facções do tráfico.

Ele ficou no Presídio de Mossoró, no Rio Grande Norte, por cerca de quatro meses. Ao retornar para o Amazonas, obteve da Justiça o direito a prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. Mas ele destruiu o equipamento e fugiu do estado.

Para tentar se esconder das autoridades policiais amazonenses, o homem mudou de identidade. Ele também fez cirurgias plásticas no rosto, para ter uma nova aparência.

Ainda conforme a SSP-AM, o homem ostentava uma vida de luxo com a família na capital cearense. Ao ser preso, na manhã de sábado, estava visitando sua nova residência, uma casa de alto padrão a poucos metros da praia de Icaraí, na região litorânea. Foram dois dias de campana para a prisão ser efetuada.


Tráfico, homicídios e invasões

O suspeito possui diversos registros policiais em Manaus, segundo a SSP-AM. Prisões por tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios e crimes ambientais. De acordo com as investigações da Polícia Civil, ele é suspeito de dominar o tráfico doméstico em bairros como Colônia Antônio Aleixo, Distrito II e Puraquequara, e atuava no intercâmbio das drogas através de orlas fluviais dos bairros.

Ele também é suspeito de comandar invasões de terras na capital amazonense e tinha sob sua liderança uma milícia armada altamente violenta responsável pela propagação do tráfico de drogas. Em uma invasão no Francisca Mendes, ele montou um clube de lazer para traficantes e desviou o curso do rio para montar um balneário natural, conforme a SSP-AM.

A suspeita da polícia é que o local serviria como uma espécie de "bunker" dos criminosos, onde seriam montadas estratégias para articulação de fugas de traficantes do regime fechado.


Por G1 AM


Nenhum comentário:

Postar um comentário