sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Motorista de aplicativo é morto a tiros nas imediações da BR-116, em Fortaleza


Um motorista de transporte por aplicativo foi morto por criminosos na manhã desta quinta-feira (29), nas imediações da rodovia federal BR-116, no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza. Jares Rodrigues, 54 anos, foi achado caído no meio-fio, perto do carro, que estava com o porta-malas aberto. O crime ocorreu por volta das 11h.

O presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos do Ceará (Amap), Rafael Keylon, disse ao G1 que os assaltantes exigiram que o motorista entrasse no porta-malas do carro, mas ele se recusou, correu e foi alvejado pelos tiros.

O motorista de aplicativo Júnior Câmara, amigo da vítima, relatou com tristeza a morte de Jares. "Era um amigo, um irmão, uma pessoa do bem que trabalhava diuturnamente para pagar, como todos nós fazemos, tudo na sua vida. E aí vem esses marginais e de forma cruel, que eu estive até lá no momento, tiraram a vida dele e ceifaram a vida de um pai de família, um grande homem, um cidadão", conta.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local colhendo as primeiras informações sobre o caso. O carro encontrado próximo a vítima foi periciado e restituído para a família. A Polícia Militar realiza buscas na região para capturar os autores do crime. O DHPP apura as circunstâncias do caso.

A 99, empresa de transporte por aplicativo com a qual a vítima trabalhava, afirmou em nota que quando tomou conhecimento sobre o crime, mobilizou uma equipe "para apurar o ocorrido e buscar contato com os familiares para oferecer todo o apoio e as orientações de como acionar o seguro oferecido pelo aplicativo". A empresa afirmou, ainda, que está disponível para colaborar com a polícia com os dados que forem necessários para que o caso seja esclarecido e os responsáveis punidos.

"Nós da 99 estamos profundamente tristes com a morte do motorista parceiro Jares Rodrigues, vítima deste terrível crime ocorrido na manhã de hoje, em Fortaleza", diz a nota enviada pela 99.


Insegurança

Um caso recente de assassinato de motorista de aplicativo causou comoção em Fortaleza e protesto da categoria em agosto último. Alexandre Fernandes, 32, foi morto logo após o embarque de criminosos, que solicitaram uma corrida. Ao se recusar a passar para o banco traseiro do veículo que conduzia, no Bairro Maraponga, em Fortaleza, ele foi morto. O corpo de Alexandre foi encontrado dois dias depois do desaparecimento, com machucados pelo corpo, no Km 30 da BR-116, em Aquiraz, município da Grande Fortaleza.


Suspeitos denunciados

Sobre o caso, o Ministério Público do Ceará (MPCE), denunciou oito suspeitos de terem participado do assassinado. Foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE): Lucas Monteiro de Freitas, o 'Playboy'; Luan Vitor Araújo Silva; Helry Monteiro Araújo; Bruno Alisson Sousa, o 'Bruno Poloca'; Vinicius Mahon Paiva; Gilberto Rodrigues Constantino; Alencarlos Lima Pinto, o 'Gago'; e Paulo Gomes dos Santos Caetano, o 'Osório'.

De acordo com a denúncia na época, Luan Vitor "foi quem atraiu a vítima para o assalto, através de um chamado efetuado a partir de um perfil falso cadastrado no aplicativo de mobilidade urbana InDriver". No local do crime, 'Osório' teria abordado Alexandre e anunciado o assalto, mandando a vítima ficar "calma".

'Osório' teria mandado Alexandre parar o carro e estacionar para que Luan Vitor entrasse no veículo. Alexandre teria se assustado com a chegada do comparsa e não quis seguir adiante, tentou tirar o cinto e segurar a arma de 'Osório'. Em seguida, os dois dispararam projéteis de armas de fogo no motorista. Os demais acusados participaram ou da ocultação do corpo, ou do mando do roubo ou da ocultação de provas que pudessem levar as investigações para o grupo criminoso.

Desta forma, o MPCE pediu que a Justiça aceite a denúncia contra os integrantes da quadrilha de acordo com a participação no delito. Caso o juízo aceite a peça acusatória, os oito se tornam réus.


  • Lucas Monteiro de Freitas, o 'Playboy': participou do crime, estando no carro de apoio;
  • Luan Vitor Araújo Silva: autor do crime de roubo e disparo contra a cabeça da vítima, e pela ocultação de seu cadáver;
  • Helry Monteiro Araújo: escondeu Luan Vitor em sua casa, sendo o veículo de apoio usado no crime, de sua propriedade;
  • Bruno Alisson Sousa, o 'Bruno Poloca': mandante do crime de roubo e da ocultação do cadáver da vítima, além de líder da organização criminosa;
  • Vinicius Mahon Paiva: em relação ao som automotivo da vítima;
  • Gilberto Rodrigues Constantino: encarregado de guardar o aparelho de rastreamento do carro da vítima e a arma usada no crime de latrocínio, sendo integrante do grupo criminoso;
  • Alencarlos Lima Pinto, o 'Gago': ficava com o produto final dos roubos praticados pela organização criminosa, responsável pelo "desmonte" dos veículos;
  • Paulo Gomes dos Santos Caetano, o 'Osório': autor do crime de roubo e do primeiro disparo contra a vítima, e pela ocultação de seu cadáver;

Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário