sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Consórcio Nordeste articula aquisição de doses da vacina Sputnik V para uso emergencial

 


O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, participou de videoconferência, na tarde desta quinta-feira (14), para articular a aquisição de doses emergenciais da vacina russa Sputnik V para os estados nordestinos. O encontro teve participação de representantes da Embaixada da Rússia no Brasil e da Farmacêutica União Química.

A ideia, segundo o presidente do Consórcio Nordeste, é garantir 50 milhões de doses do imunizante russo para uso emergencial nos nove estados da região após a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países. A União Química tem autorização para produção dessa vacina no Brasil. Através do Consórcio Nordeste, vamos solicitar doses prontas para esse uso. Já temos um documento com apoio de todos os governadores para reserva dessas doses”, explicou Dias.

De acordo com o gestor, a União Química e Fundo Russo de Investimento preveem entrega de 10 milhões de doses ao país até março. O pedido para autorização de uso emergencial da vacina russa Sputnik V deve ser enviado à Anvisa ainda esta semana.

O G1 tentou contato com a União Química, mas não tivemos retorno até a publicação da reportagem.


Por G1 PI


Nenhum comentário:

Postar um comentário