O ano de 2020 terminou com o maior registro de atendimentos no serviço psicossocial da Defensoria Pública do Ceará (DPCE). Foram 27.153 atendimentos - uma diferença de 6.972 em relação ao ano de 2019, quando foram 20.181. O crescimento é de 34,54%.
O serviço psicossocial da DPCE está disponível para qualquer cidadão. O núcleo é formado por psicólogos e assistentes sociais que fazem escuta, acompanhamento e encaminhamento para unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) ou indicam para acolhimento profissional através de parcerias com universidades. A instituição também presta atendimento à população em situação de rua.
O aumento na procura desses serviços está relacionado à pandemia, pontua a psicóloga e coordenadora do Serviço Psicossocial da DPCE, Andreya Arruda Amendola. “Não apenas expôs feridas sociais, mas as escancarou. Tudo ficou muito intenso”, resume.
Atendimentos
As equipes psicossociais da DPCE possuem conexão judicial, o que significa que quem procura esse serviço tem uma demanda jurídica pré-existente. Mas, “na maioria das vezes, por trás dessa demanda existe um sofrimento psíquico”, explica a psicóloga.
Os acolhimentos são divididos por temáticas, como direitos da mulher e da infância e juventude. A partir da escuta especializada e particular de cada caso, os profissionais avaliam o assistido e, dependendo do quadro, ele é encaminhado.
Serviço
Quem desejar buscar os serviços psicossociais da Defensoria pode entrar em contato nos seguintes números e horários:
Direitos da mulher: (85) 98560-2709 (8h às 14h) e (85) 98947-9876 (11h às 17h)
Cariri: (88) 98842-0757 ou 99934-8564 ou 99680-8667
Por G1 CE
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