sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Ministro da Saúde anuncia assinatura de contrato para compra da vacina CoronaVac



O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta quinta-feira (7), em coletiva de imprensa, a assinatura do contrato para a compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O negócio ainda prevê a opção de compra de outras 54 milhões de doses.

Pazuello explicou que toda a produção do Instituto Butantan será adicionada ao Plano Nacional de Imunização, para distribuição em todo o país. Cada dose, segundo o ministro, custa em torno de 10 dólares.

Ainda de acordo com o ministro, a vacinação contra a Covid-19 está prevista para iniciar entre 20 de janeiro e o começo de março. Porém, o início da vacinação vai depender dos registros e da produção dos imunizantes.

O instituto Butantan informou, em nota, que recebeu a minuta de contrato com o ministério da Saúde e já encaminhou o documento para análise do departamento jurídico do órgão.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que a compra das 100 milhões de doses da CoronaVac não foi oficializada por falta de orçamento.


Demais vacinas

Além da aquisição da CoronaVac, Eduardo Pazuello confirmou que o ministério da Saúde negocia a compra de vacinas com laboratórios internacionais como a Jansen, Pfizer e Sputnik V. “O que nos atende é o que é fabricado no Brasil. Se não for fabricado no Brasil, as quantidades sempre serão ínfimas se comparadas com a necessidade do Brasil”, disse.


Jansen

A negociação com a Jansen prevê o fornecimento de 3 milhões de doses no segundo trimestre. O ministro lamentou. “Infelizmente só nos são oferecidas 3 milhões de doses”, contou.


Pfizer

Eduardo Pazuello afirmou que a Pfizer ofereceu 500 mil doses em janeiro, mais 500 mil em fevereiro e outras 2 milhões previstas para os meses de março, abril, maio e junho. Há, contudo, a previsão do recebimento de 30 milhões de doses a partir de outubro. Cada dose da Pfizer está custando 37 dólares, a unidade. “Pensem se isso resolve o problema do Brasil. Toda vacina oferecida pela Pfizer no primeiro semestre vacina a metade da população da Grande Rio de Janeiro. Oito milhões de doses, quatro milhões de pessoas vacinadas”, explicou.


Sputnik V

A compra da vacina russa, Sputnik V, também está sendo negociada. Porém, segundo o ministro, “as quantidades ainda estão sendo negociadas”. Há, no caso da Sputnik, a possibilidade de fabricação no Brasil.


Por : Redação CN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário