terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Fábrica da Ford com 470 empregados em Horizonte será fechada em 2021



A fábrica da Troller no Ceará será um dos empreendimentos afetados pela decisão da Ford de encerrar a produção de veículos no Brasil. A unidade fica em Horizonte, na Grande Fortaleza, e tem 470 empregados e colaboradores, segundo a montadora.

A Ford anunciou nesta segunda (11) que encerrará ainda neste ano a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. No país desde 1919, a marca manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo.

Em comunidade, a empresa afirma que a decisão ocorre quando a "pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

A unidade em Horizonte será a última da marca a ter as atividades encerradas, no 4º trimestre, entre outubro e dezembro deste ano.

A unidade da Ford em Horizonte manufatura peças em fibra de vidro, soldagem, aplicação de adesivos estruturais com a utilização de robôs; conta com máquinas com capacidade de medição de uma carroceria completa do veículo; tem linha de montagem com verificação de funções eletrônicas do veículo.

A fábrica tem ainda pista de teste para acompanhamento da performance dos veículos da marca.


Impactos do fim da produção

Conforme a Ford, em comunicado oficial, a empresa trabalha em colaboração com os sindicatos para "minimizar os impactos do encerramento da produção".

Com a decisão, três modelos sairão de linha em 2021: o Ford Ka, o EcoSport e o Troller T4.

A partir disso, os veículos comercializados no mercado brasileiro passarão a ser importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Entre os próximos modelos já confirmados pela Ford, estão os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário