segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Jiboia é resgatada pelos bombeiros após ser encontrada em quintal de residência no interior do Ceará



Uma serpente da espécie jiboia foi resgatada pelos agentes da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Milita (1ªCia/3ºBBM) de Sobral após ser encontrada no quintal de uma residência na Rua Helena Amaral, no Bairro Alto Novo, na cidade de Meruoca, a 255 quilômetros de distância de Fortaleza. O caso aconteceu no último sábado (16).

De acordo com os bombeiros, a equipe de busca e salvamento foi acionada por volta das 11h30, pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (CIOPS-Sobral), que informou sobre o achado do réptil em uma casa.

Ao chegar ao endereço, os agentes localizaram a jiboia em um quintal e o animal foi capturado com um bastão retrátil, usado geralmente neste tipo de resgate.

A jiboia foi devolvida à natureza, na Unidade de Conservação Municipal da Serra do Rosário, no município de Sobral.

A jiboia é uma espécie de serpente não peçonhenta, natural das regiões tropicais da América do Norte, Central e do Sul, assim como de algumas ilhas do Caribe. A fêmea, quando adulta, pode pesar de 10 a 15 kg e o comprimento entre 2,1 a 3 metros. Já os machos da espécie podem alcançar até 2,4 metros de comprimento.

Conforme o comandante do quartel de Sobral, o tenente-coronel Moraes, a incidência de ataques de animais peçonhentos aumenta na zona rural. “Na roça, muitas pessoas não usam bota, luva e, quando limpam o terreno ou pegam em madeira não olham direito o local, nas cidades é cada vez mais comum encontrar cobra em motor de carro”, afirma.

No Ceará, segundo o comandante, a maioria das vítimas são homens de seis a 70 anos na zona rural. Ainda de acordo com o major Melo, as ocorrências se dão mais entre 4 e 7 horas da manhã e entre 17 horas e 18h30min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário