sexta-feira, 28 de maio de 2021

Policiais militares 'escoltavam traficantes para entregar drogas', diz promotor de Justiça do Ceará



Quatro policiais militares investigados por participação em facções criminosas no Ceará foram detidos nesta quinta-feira (27) na terceira fase da Operação Gênesis, deflagrada pelo Ministério Público do estado (MPCE). Os agentes públicos são suspeitos de "fazer a segurança de traficantes" com escolta para a entrega de drogas em Fortaleza, Caucaia e Aracati, em troca de dinheiro.

"Nós detectamos apoio como se eles fizessem a segurança dos traficantes no comércio de drogas. Eles escoltavam traficantes para entregar drogas, os policiais em pelo serviço, que é uma situação gravíssima, mas que nós tivemos todo um apoio da Polícia Militar do estado do Ceará, que cumpriu os cinco mandados para extirpar os policiais que praticam esse tipo de conduta", diz o promotor de Justiça Rinaldo Janja, coordenador do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A operação do MPCE, ainda em andamento, cumpre 26 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, sendo 21 contra integrantes de organizações criminosas e cinco contra policiais. Dos cinco policiais militares suspeitos, quatro foram presos. O quinto está internado em um hospital de Fortaleza com Covid-19.

Conforme o promotor, as investigações começaram com o intuito de desmanchar o tráfico de drogas de facções criminosas. No entanto, ao longo das investigações, foram constatadas as participações de policiais militares com crimes.

"A operação gênesis teve três fases que detectaram a participação de policiais, o envolvimento de policiais com narcotraficantes. Na primeira fase existia um consórcio entre policiais militares, policiais civis, e narcotraficantes. Eles trabalhavam em conjunto, isso na primeira fase. Na segunda fase, do mesmo jeito. E nessa terceira fase, o que existia era um apoio logístico de policiais militares, só policiais militares, para o exercício do tráfico de drogas das facções criminosas", explica o promotor de Justiça.


Fases da operação Gênesis

Na primeira fase da Operação Gênesis, em setembro de 2020, foram cumpridos 17 mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e em Maracanaú. Do total de alvos, 9 eram policiais militares da ativa, três eram policiais civis da ativa e cinco eram civis (sendo quatro homens suspeitos de atuarem como traficantes e um policial civil aposentado, apontado como o líder da organização criminosa).

Na segunda fase da Operação, deflagrada em outubro de 2020, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e em Caucaia. Entre os alvos estavam três policiais militares e três policiais civis da ativa, nove suspeitos de tráfico de drogas e um ex-policial militar. 


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário