segunda-feira, 24 de maio de 2021

183 mil cearenses ainda não declararam imposto de renda; prazo acaba em uma semana



Cerca de 183 mil cearenses ainda não declararam o imposto de renda, segundo dados são da Receita Federal. De acordo com o órgão, até 9h desta segunda-feira (21), a Receita Federal recebeu no Ceará 528.413 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. A expectativa é que sejam entregues cerca de 711 mil documentos.

O prazo para entregar a declaração de Imposto de Renda está terminando: vai só até a próxima segunda-feira, dia 31 de maio. E mesmo que o contribuinte esteja em dúvida se os dados estão corretos ou se falta algum documento, os especialistas recomendam cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal e fazer as correções necessárias posteriormente.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Quem entregar a declaração incompleta pode, depois, fazer as alterações necessárias. Basta, depois, reenviar com os dados corretos, escolhendo a opção de "Declaração Retificadora" na ficha de Identificação do Contribuinte, explica Fabiana Silva, analista Tributária da MAG Seguros.

"Será necessário o número do recibo encontrado na declaração original enviada", lembra Fabiana.

Mas é preciso cuidado para um detalhe: depois do final do prazo de entrega, o contribuinte não pode mais alterar o modelo de declaração – simples ou completa. A declaração no modelo completo é mais indicada para quem tem muitas deduções a incluir, como dependentes e gastos com saúde. Já a simples é mais vantajosa para os contribuintes que não têm essas deduções.

A Receita Federal espera receber cerca de 32 milhões de declarações neste ano.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário