quinta-feira, 12 de maio de 2022

Cogerh vai utilizar drone para monitorar segurança de barragens no Ceará


A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) anunciou nesta quarta-feira (11) o processo de aquisição de um drone multirotor equipado com sensor LIDAR (no inglês, Light Detection and Ranging), para aumentar a capacidade operacional e auxiliar no complexo monitoramento de grandes áreas e estruturas hídrica do Ceará.

Orçado em aproximadamente R$ 450 mil reais, o equipamento permite modelar qualquer terreno de forma tridimensional. Além do drone, o investimento contempla treinamento para técnicos da companhia e software específico para o processamento dos dados gerados.

De acordo com a Companhia, as informações obtidas terão utilidade no desenvolvimento dos Plano de Segurança de Barragens (PSB), incluindo o Plano de Ação de Emergência (PAE) para as barragens sob responsabilidade da Cogerh.

''A tecnologia Lidar vai nos auxiliar a obter modelos digitais de elevação sem a interferência de estruturas ou vegetações que possam existir no barramento e na região a jusante da barragem, otimizando resultados e colocando a Cogerh em um patamar de excelência'', esclareceu o geógrafo e assistente da diretoria de Operações da Cogerh, Rodrigo Cavalcante.

Ainda segundo a Companhia, as imagens geradas pelo drone vão auxiliar principalmente o setor de segurança e infraestrutura hídrica, na obtenção de informações específicas, melhor análise de condições de barragens e levantamentos aerofotogramétricos com maior rendimento e em menor tempo.

Desde 2019, a Cogerh iniciou o processo de modernização das metodologias de trabalho. O monitoramento remoto com auxílio de equipamentos de alta tecnologia é parte da política de crescimento da Companhia. Atualmente, são utilizados o drone eBee plus de asa fixa para realizar os aerolevantamentos e o modelo digital dos terrenos por meio da aerofotogrametria, kits de batimetria equipados com GPS de alta qualidade e 4 drones multirotores e um drone de asa fixa

 

Por Yanne Vieira

Miséria.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário