segunda-feira, 30 de maio de 2022

Mantas e colchonetes para ajudar vítimas das enchentes em Pernambuco são enviadas pela Defesa Civil de Fortaleza



O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou neste domingo (29) que enviou mantas e colchonetes para ajudar as vítimas dos temporais que atingiram o Grande Recife. Até a manhã deste domingo, as chuvas já deixaram, pelo menos, 44 mortos (veja mais abaixo).

"Após contato com o prefeito do Recife João Campos ontem, em solidariedade à grave situação de famílias desalojadas e desabrigadas por causa das fortes chuvas, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Defesa Civil, já enviou 1.050 mantas e 475 colchonetes, em voos da Latam e da Azul", escreveu Sarto em uma publicação nas redes sociais.

Neste sábado (28), Sarto afirmou que conversou com o prefeito de Recife, João Campos (PSB) sobre a ajuda que a capital cearense poderia enviar ao estado vizinho.

"Conversei com prefeito do Recife, João Campos, e coloquei a Prefeitura de Fortaleza à disposição para colaborar com o que for preciso. Em Fortaleza, estamos atentos e vigilantes, monitorando áreas mais críticas, e a Defesa Civil segue preparada para agir em caso de necessidade", disse o gestor municipal.

A Secretaria da Segurança Pública informou que no momento nenhuma equipe do Ceará será enviada para Pernambuco. "O comandante dos bombeiros daqui entrou em contato com o comandante dos bombeiros de Pernambuco e foi informado que não havia necessidade", disse a assessoria da Pasta.


Saiba como ajudar vítimas das chuvas

A governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), também disse que conversou com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e ofereceu ajuda do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

"Conversei por telefone com o governador @PauloCamara40 e ofereci o apoio dos nossos Bombeiros e Defesa Civil para qualquer necessidade e auxílio nas operações de busca e salvamento. Que Deus conforte as famílias das vítimas neste momento de dor", afirmou.


Deslizamentos e mortes

Subiu para 44 o número de mortes oficialmente registradas em meio às fortes chuvas que atingem Pernambuco, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional em coletiva de imprensa, neste domingo (29). Dessas, ao menos 30 ocorreram somente no sábado. Os dados incluem os óbitos ocorridos desde a quarta-feira (25).

"A informação atualizada que eu tenho é de que a gente registrou 44 óbitos, 56 desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados", afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva concedida também pelos ministros Carlos Brito (Turismo), Ronaldo Bento (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde), no Recife.
Antes da coletiva, os ministros fizeram um sobrevoo pelas áreas mais atingida, como Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana. Área limítrofe entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, foi a localidade mais afetada. Ao menos 20 mortes aconteceram no local.

"Embora tenha parado de chover agora a gente tá com chuvas fortes previstos para os próximos dias. Então a primeira coisa é manter as medidas de autoproteção", afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional.

"Eu telefonei para o governador do estado aqui de Pernambuco e para o prefeito de Recife. Porque, mesmo o governo do estado e município tendo as defesas civis muito bem estruturadas, são dessas reconhecida nacionalmente, uma chuva dessa magnitude causa estrago em qualquer município do Brasil", declarou Ferreira.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário