quarta-feira, 18 de maio de 2022

10 mil beneficiários ainda não buscaram vale-gás de cozinha em Fortaleza



Dez mil beneficiados ainda não foram buscar o voucher do vale-gás de cozinha em Fortaleza, segundo informou a gerente da Célula de Benefícios da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Adriana Pereira, em entrevista à TV Verdes Mares, na manhã desta quarta-feira (18).

A lei que torna o vale-gás social como política pública permanente, com distribuição de vale-gás de cozinha três vezes por ano para famílias vulneráveis do Ceará, foi sancionada em setembro do ano passado. Em março as prefeituras começaram a receber os tíquetes, com previsão de beneficiar 209 mil pessoas em todo o Estado.

"Desde março essas famílias estão sendo mobilizadas. O município de Fortaleza recebeu mais de 26 mil vouchers de vale-gás, nós temos ainda em torno de 10 mil para serem entregues", afirma Adriana Pereira.

Conforme a gerente da SDHS, uma das causas para a quantidade de tíquetes que não foram resgatados é a falta de atualização dos dados nos cadastros feitos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

"É através do Cadastro Único que são identificadas essas famílias. Por esse Cadastro Único muitas das vezes não ter o contato atualizado, é importante as famílias irem aos equipamentos e atualizarem suas informações", explica Adriana.

Através desses dados, os profissionais do Cras realizam uma busca ativa para avisar as pessoas sobre a disponibilidade do vale-gás. Caso o beneficiado não seja localizado, o voucher pode ser disponibilizado para outra família que cumpra os requisitos.

"Já foi feita a primeira busca ativa. Se as famílias não forem identificadas, elas estão sendo substituídas por famílias com os mesmos critérios para o recebimento do Vale-Gás. Por isso é importante saber de fato se você está nos critérios ou não, pois a gente já está no segundo processo de substituição das famílias", afirma a gerente SDHDS.

Atualmente estão sendo disponibilizados os vales-gás para os nascidos até abril. Em julho, ocorrerá a distribuição do segundo lote.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário