terça-feira, 31 de maio de 2022

1ª cidade do Ceará a vacinar toda população adulta está há 4 meses sem óbitos e 19 dias sem casos de Covid



Guaramiranga, no interior do Ceará, chegou, nesta terça-feira (31), a quatro meses sem óbitos e 19 dias sem casos de Covid-19, conforme a secretária municipal da Saúde, Silvana Soares de Souza.

Em junho de 2021, o município, que tem população estimada em pouco mais de 5 mil habitantes, se tornou a primeira cidade cearense a vacinar toda a população adulta com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid. Desde então, a cidade é monitorada pela Secretaria da Saúde (Sesa) para avaliar a efetividade da vacina.

Segundo Silvana Soares, o último caso da doença na região foi registrado no dia 10 de maio. De acordo com o IntegraSUS, plataforma da Sesa, de 11 a 30 de maio Guaramiranga registrou dois casos do novo coronavírus. Se contabilizado desde o dia 1º de maio o município teve 4 casos ao todo.

Já o último óbito por Covid ocorreu no dia 28 de janeiro deste ano. Antes disso, o município chegou a ficar sete meses sem mortes pela doença. Desde o início da pandemia, em março de 2020, Guaramiranga teve 1.598 casos e 5 mortes pelo novo coronavírus.


Vacinação

Atualmente, 125,07% da população de Guaramiranga recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid. Isto ocorre porque o número de vacinados está acima da população estimada do município para 2020, de 5.132 habitantes.

A segunda dose foi aplicada 97,71% da população. Já 70,22% recebeu o reforço 1, que corresponde a terceira dose e 4,36% receberam o reforço 2, que corresponde a quarta dose.

Para a secretária de Saúde de Guaramiranga, a vacinação está sendo fundamental para conter o vírus na cidade.

"Nós acreditamos que a vacinação contra a Covid-19 tem sido a principal barreira para conter o vírus no nosso município. Iniciamos com a vacinação dos adultos, onde eles tiveram a primeira e segunda doses, a dose de reforço; passamos para os adolescentes, com a primeira e segunda doses e as crianças, também com primeira e segunda doses. Os dados estão aí, em Guaramiranga com mais de 14 dias sem casos positivos, há mais de 100 dias sem óbitos", disse a titular da pasta.

Silvana Soares ressalta que, mesmo com bons índices, as pessoas não podem descuidar dos cuidados contra o coronavírus.

"Dá segurança da gente poder atrair novos turistas, dá segurança maior as pessoas que vivem aqui também. Também serve para alertar a população que o vírus ainda está ativo, que a gente não pode descuidar, que a vacinação com a combinação de outras medidas de segurança são sempre eficazes no combate a Covid", afirma Silvana.


Por Lena Sena, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário