quinta-feira, 19 de maio de 2022

Projeto para reduzir 50% dos acidentes de trânsito em até dez anos é aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza


O Plano Municipal de Segurança no Trânsito 2022/2031 foi aprovado, nesta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). O projeto visa reduzir em 50% a quantidade de acidentes viários na capital dentro do prazo de dez anos.

Além do plano, também foram criados o Conselho Executivo de Gestão do Plano de Segurança no Trânsito do Município de Fortaleza (CEGPST) e a Escola Municipal de Trânsito. A matéria recebeu duas emendas que foram rejeitadas ainda na Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento da Casa.

Conforme a Prefeitura de Fortaleza, a proposta é institucionalizar e aperfeiçoar as políticas de prevenção a acidentes, assegurando que os avanços obtidos sejam continuados e a taxa de óbitos caia pela metade no prazo de dez anos. O projeto tem como principais objetivos:

  • Gestão da segurança do trânsito: garantir que a política de segurança no trânsito de Fortaleza seja executada, e sua implementação seja feita de forma sistêmica, integrada e balizada nos princípios e valores dos sistemas seguros.

  • Mobilidade sustentável e vias seguras: garantir infraestruturas viárias que protejam usuários vulneráveis, absorvam os erros humanos e promovam a mobilidade sustentável.

  • Usuários seguros: assegurar o respeito à legislação e promover comportamentos seguros de todos os usuários de trânsito, evitando atitudes de risco como beber e dirigir, uso incorreto do capacete ou cinto de segurança, entre outras.

  • Rede de atenção à vítima: reduzir as sequelas físicas e psicológicas consequentes de sinistros de trânsito.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário