quinta-feira, 26 de maio de 2022

PF cumpre mandados contra suspeitos de fraudar Auxílio Emergencial em Orós



A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (26), quatro mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participação em um esquema criminoso envolvendo fraudes ao Programa Auxílio Emergencial na cidade de Orós, no interior do Ceará.

As investigações, que resultaram na operação Horós, tiveram início em 2020 e identificaram um esquema de pagamento de boletos em favor dos investigados e a débito das vítimas beneficiárias do programa social Auxílio Emergencial, além de fraudes nas contas do programa social do governo federal.

Conforme a PF, 18 policiais cumprem em domicílios na cidade de Orós os mandados expedidos pela 25ª Vara da Justiça Federal. As buscas têm como objetivo apreender documentos e mídias para instrução de Inquérito Policial para individualização da atuação dos suspeitos no crime investigado.

Caso comprovada a participação no esquema, os investigados poderão responder pelo cometimento, em tese, do crime de estelionato qualificado, com pena de até 6 anos de prisão.

Segundo a polícia, as investigações continuam, com análise do material apreendido. A corporação ressalta que pagamentos indevidos do programa Auxílio Emergencial continuam objeto de análise e investigação por parte da Polícia Federal e das demais instituições envolvidas.

O nome da operação é uma alusão às origens da área geográfica de atuação do grupo criminoso, no sertão central cearense.

As medidas são parte de uma Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, a Caixa, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União, com o fim de identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário