sexta-feira, 20 de maio de 2022

Noivos aguardam até 2 anos para agendar casamento em igrejas de Fortaleza



Noivos que adiaram a realização do casamento durante a pandemia ou esperaram a flexibilização das medidas sanitárias para realizarem o sonho do matrimônio enfrentam fila de espera para realizar a cerimônia em igrejas de Fortaleza. No Santuário de Nossa Senhora de Fátima, um dos mais procurados pelos casais, essa espera pode chegar a até dois anos.

As celebrações religiosas e festas foram suspensas no Ceará em março de 2020, auge da pandemia no país. Em 2021 houve um período de flexibilização, com permissão das cerimônias com limite de convidados, distanciamento, entre outras restrições.

O novo decreto em vigência no Estado liberou os eventos sociais sem limite de capacidade de público, mas com a obrigatoriedade do passaporte da vacina, com pelo menos duas doses.

Outra local bastante procurado na capital é a Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Bairro Cidade dos Funcionários, que já está com a agenda de casamentos lotada até novembro de 2023. Para o padre Helano Samy da Silva Holanda, pároco do local, um dos motivos da grande procura por cerimônias ocorre devido à demanda retida durante a pandemia.

"Nós tivemos aí dois anos que ficou essa demanda reprimida. Muitas pessoas que já tinham marcado as suas cerimônias não puderam realizar e acabaram ficando para esse período. Fora isso, o mês de maio em si é um mês muito procurado, é um mês já tradicional como mês das noivas, o mês de Nossa Senhora, o mês das mães e isso então gera uma procura maior", afirma o padre Helano Samy.

Conforme o pároco, o perfil das cerimônias também mudou nos últimos dois anos, com horários alternativos e menos convidados.

"Primeiro temos cerimônias que as pessoas procuram para ter mais fiéis participando e outras com menos. Além disso, muitas pessoas procuram adequar o horário da cerimônia ao horário para depois ter o jantar ou a recepção. Alguns, por não preferirem o jantar e sim uma parte mais intimista, preferem o casamento durante o dia ou à tarde", relata padre Helano.

Por conta da grande procura, a Igreja da Glória dá preferência de datas aos casais que já estavam agendados e precisaram remarcar durante a pandemia. Porém, a igreja também tem realizado mudanças para atender a grande demanda.

"Os casais que já estavam marcados tem precedência e conseguem remarcar sua cerimônia. Também deixamos os horários mais flexíveis, com dois ambientes para casamento, um ambiente menor, que é a Capela do Santíssimo e a igreja. Nós temos procurado nos adequar aquilo que os fiéis procuram", disse o padre.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário