quinta-feira, 26 de maio de 2022

Cobra jararaca é resgatada pelos bombeiros em posto de combustíveis no Ceará

 


Uma cobra jararaca foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros em um posto de combustíveis na cidade de Ipueiras, no interior do Ceará. O caso aconteceu na última terça (24) e foi divulgado pela corporação nesta quarta-feira (25).

Segundo os bombeiros, os agentes do Posto Avançado de Ipueiras foram acionados via WhatsApp, após receberem um vídeo da cobra próximo as bomba de combustível no estabelecimento.

Os bombeiros utilizaram uma pinça de manejo para pegar a cobra, levada para uma área de proteção ambiental na cidade de Ipu, a 25 quilômetros de distância de Ipueiras, onde foi solta.


Terceiro resgate na cidade em menos de 15 dias

Conforme o Corpo de Bombeiros, os agentes resgatam em média cerca de 15 a 20 cobras por dia em municípios do Ceará. Destas, 60% são serpentes, como no caso da jararaca.

Esse é o terceiro resgate de cobras na cidade de Ipueiras em menos de 15 dias. O mais recente ocorreu no dia 16 de maio, quando uma jiboia de 1,60 metros foi resgatada pelos bombeiros após ficar presa no motor de um caminhão.

O outro caso aconteceu em 13 de maio, quando uma jiboia de cerca de 3 metros de comprimento, pesando em torno de 16 quilos, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros do alpendre de uma casa, após a família ser alertada pela cadela de estimação.


Cobra jararaca

Apesar de ser chamada de cobra, a jararaca é uma serpente venenosa, pertencente ao grupo Bothrops e Bothrocophias.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a jararaca possui em média cerca de 1,20 metros de comprimento, com uma camuflagem muito boa, o que lhe proporciona uma difícil visualização. Apesar de ser muito perigosa, ela costuma fugir quando é vista.

Há cerca de 30 tipos de jararacas no Brasil, sendo elas responsáveis por 90% dos acidentes por picada de cobras peçonhentas em humanos.


Cuidados

Os bombeiros orientam que ao avistar uma cobra ou qualquer outro animal peçonhento ou silvestre, a pessoa mantenha sempre uma distância de segurança entre ela e o animal.

Além disso, jamais tente capturar o animal, pois poderá deixar ele estressado, o que aumenta as chances de um ataque.

A recomendação é acionar os bombeiros através do 193 e manter o local o mais seguro possível.


Por g1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário