sexta-feira, 6 de maio de 2022

Entenda por que cobras têm aparecido em banheiros de shoppings no Ceará



Em menos de um mês, dois casos de aparecimento de cobras em banheiros de shoppings foram registrados em Fortaleza e na Região Metropolitana. A aparição de serpentes em áreas urbanas é relativamente comum, mas segundo os especialistas, alguns fatores como umidade, lugares sem iluminação e busca por restos de comida são responsáveis por atrair estes animais para ambientes domésticos, como banheiros e garagens, conforme o pesquisador Bruno Pessoa, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

"Esses animais adoram lugares frios, úmidos e escuros e é por isso que os canos de banheiro podem ser muito agradáveis para elas, como outros lugares, a exemplo de oficinas, garagens, dentro de veículos e não necessariamente banheiros. Contudo, em primeiro lugar, o que as levam até estes locais é o esgoto com restos de comida dos quais elas podem se alimentar. Quando terminarem de comer no esgoto, eles procurarão uma saída, e os canos são o caminho mais fácil e rápido", explicou o pesquisador.


Tráfico de serpentes

Para o biólogo e pesquisador Bruno Guilhon, associado ao Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o surgimento de serpentes em lugares como banheiro de shoppings, por exemplo, pode estar ligado ao tráfico de animais, sem, contudo, deixar de apontar os fatores naturais, como umidade e calor.

"Em se tratando desses dois casos, dentro de banheiros de shoppings, há a possibilidade que sejam casos de animais oriundos de tráfico ou posse ilegal. As pessoas que estariam com esses animais podem ter entrado nas cabines, onde é reservado, e abandonado os animais para não serem identificados posteriormente", comentou.

Segundo Guilhon, apesar de Fortaleza ter perdido mais de 90% da sua cobertura vegetal nativa, ainda há áreas verdes remanescentes e que abrigam uma diversidade de espécies de animais, inclusive serpentes.

"As serpentes mais comuns que podemos encontrar na cidade de Fortaleza são a jiboia (Boa constrictor), Cobra-verde (Philodryas olfersii), Cobra d'água (Erythtolamprus poecilogyrus) e falsa-coral (Oxyrhopus trigeminus)", afirmou.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário