terça-feira, 10 de maio de 2022

Polícia encontra 250 desaparecidos de janeiro a abril no Ceará

Nos quatro primeiros meses deste ano, 250 pessoas que estavam desaparecidas em Fortaleza foram localizadas pela 12° Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil, unidade especializada nas investigações envolvendo pessoas desaparecidas. O dado foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública nesta segunda-feira (9).

Segundo a secretaria, houve um aumento de 60,2% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando localizaram 156 pessoas que estavam desaparecidas foram localizadas. Ainda conforme o órgão, das 250 pessoas localizadas de janeiro a abril deste ano, 8% delas, ou seja, 20 pessoas, foram encontradas sem vida.


Usa da tecnologia

Entre as ferramentas utilizadas pelos investigadores para localizar os desaparecidos, está o uso da tecnologia e de técnicas de investigação, bem como a ampla divulgação dos casos, a troca de informações entre as forças de segurança, os órgãos públicos, familiares e pessoas próximas àquelas vítimas que se encontram desaparecidas.

A polícia também analisa imagens de câmeras de segurança dos locais onde as vítimas foram vistas pela última vez, características físicas e roupas usadas por elas, informações que colaboram para a agilidade na localização.

Para o delegado, Augusto Soares, o aumento no efetivo de policiais contribuiu para solucionar casos de desaparecimento. Outro ponto destacado por Augusto é o apoio da população nesse tipo de investigação e a importância de comunicar o desaparecimento da vítima assim que tomar conhecimento, sem precisar aguardar 24 horas.

"Reforço o quão importante é o apoio da população na divulgação destes casos, o compartilhamento das fotos nas mídias sociais, as ligações com informações verídicas, denúncias anônimas e principalmente a agilidade das famílias em procurar a delegacia, isso é fundamental para que possamos trabalhar logo nas primeiras horas em que aquela pessoa se encontra desaparecida", afirma o delegado.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário