terça-feira, 18 de maio de 2021

Com pandemia, Fortaleza tem o menor número de mortes no trânsito em 16 anos



Fortaleza registrou 193 mortes no trânsito em 2020, conforme o Relatório Anual de Segurança Viária (edição 2020), lançado na manhã desta segunda-feira (17). Durante transmissão nas redes sociais, Sarto entregou o documento à superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Juliana Coelho, e inaugurou a Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito.

Segundo o prefeito, o número de vítimas do trânsito é o menor dos últimos 16 anos. "Nesses últimos 16 anos, o ano de 2020 foi o que apresentou a menor estatística de óbitos no trânsito. Em 2004 foram 377 vítimas e agora em 2020, 16 anos depois, com o aumento de frota, com aumento de velocidade em algumas vias, já baixamos em outras, conseguimos baixar para 193 vítimas, apesar do excesso de frota", disse o prefeito.

Para Sarto, o resultado é reflexo das ações educativas no trânsito e a nova Central da Mobilidade irá auxiliar ainda mais os trabalhos para preservar a vida. "Estamos há seis anos consecutivos reduzindo o número de vítimas no trânsito. Por isso, é importante o videomonitoramento para a preservação da vida e também para o aspecto da segurança pública", afirma.

Com a pandemia e redução das atividades econômicas, houve período de redução no número de veículos circulando na cidade.

O prefeito ressalta que combater os acidentes no trânsito também é uma "questão de saúde pública", principalmente durante a pandemia da Covid-19.

"Vítima de acidente de trânsito é uma questão de saúde pública. Quando você tem um acidente, se não for a óbito, vai precisar de um equipamento hospitalar. Veja agora que nós estamos na pandemia, separando todos os esforços para separarmos leito de enfermaria e UTI para tratar quem precisa. Um acidente banal de trânsito pode levá-lo a procurar uma unidade hospitalar e vai lhe expor mais do que o necessário para a pandemia do Covid-19".


Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito

A Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito possui 600 câmeras integradas espalhadas por vários pontos da cidade.

No local atuam agentes da AMC, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), do Samu, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, todos integrados. Conforme Sarto, há previsão para aumentar o número de câmeras de monitoramento.

"Hoje são 600 câmeras integradas, mais ou menos, mas a ideia é que a gente possa aumentar progressivamente, por exemplo, botando as câmeras que estão nas escolas públicas municipais e estaduais, botando as câmeras que serão instaladas no ponto de parada seguro e integrar todo esse sistema para dar uma resposta eficaz, rápida e para futuras políticas de combate a prevenção de acidentes e segurança pública", explica o gestor municipal.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário