quarta-feira, 19 de maio de 2021

Fortaleza tem redução de 54% nos acidentes com mortes envolvendo ônibus, diz AMC

 


Os acidentes com mortes envolvendo ônibus diminuíram 54%, entre 2017 e 2020, passando de 37 para 17 em Fortaleza, conforme o relatório do Sistema de Informações em Sinistros de Trânsito (SIST) da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), divulgado nesta terça-feira (18).

Segundo o documento, no mesmo período também houve redução de 57% de acidentes com lesão envolvendo coletivos, caindo de 490 para 206 acidentes.

Além disso, a capital registrou uma redução de 79% nos sinistros envolvendo ônibus. Em 2017, foram registrados 1.381 sinistros envolvendo coletivos. Em 2019, os números apontam 494 acidentes (menos 64,2%). E em 2020, o número caiu para 287 acidentes.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a redução constante é resultado de medidas de prevenção.

"Uma das iniciativas de impacto foi a sinalização de pontos cegos nos ônibus municipais, a fim de chamar a atenção de motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas sobre o entorno dos veículos onde os motoristas têm pouca visibilidade. A sinalização foi realizada em Fortaleza, em parceria com o Sindiônibus, em 2018, utilizando um selo de alerta na identidade visual da frota que aponta a mensagem 'O motorista pode não estar vendo você'", afirma a Etufor.

Ação desenvolvida na capital cearense tornou-se referência para as cidades de São Paulo e Belo Horizonte, que implantaram os adesivos na frota de ônibus,

O órgão afirma ainda que além das campanhas educativas, outras iniciativas favoráveis são a identificação de fatores de risco recorrentes e, ainda, o reordenamento das vias públicas com faixas exclusivas para ônibus e ciclofaixas, por exemplo.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário