sexta-feira, 30 de julho de 2021

Lei que prioriza vacina contra a Covid-19 para grávidas, puérperas e lactantes é sancionada

 


O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quinta-feira (29), a lei aprovada pelo Congresso que prioriza a vacinação contra a Covid-19 de gestantes, puérperas e lactantes. Na maioria dos estados do país, os grupos já são tratados com preferência, mas agora, foram incluídos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação do Ministério da Saúde.

 A lei sancionada por Bolsonaro inclui, ainda, jovens de até 18 anos com deficiência, comorbidade ou em privação de liberdade. De acordo com o governo, “é uma medida necessária, tendo em vista que estudos demonstram a transferência da imunidade da mãe para o bebê”. 

O Ministério da Saúde anunciou, na semana passada, uma nova recomendação para a vacinação de gestantes e puérperas contra a covid-19. Aquelas que receberam a primeira dose da AstraZeneca poderão tomar a segunda dose de outro tipo de imunizante para completar o ciclo vacinal. A preferência é que essa nova aplicação seja da vacina da Pfizer/BioNTech.

 A recomendação, até agora, era que mulheres nesse grupo esperassem o fim do puerpério para a tomar a segunda dose. Essa orientação foi dada após a morte de uma gestante no Rio de Janeiro, cujo falecimento teria relação com o fato de ter sido tomada a primeira dose da vacina AstraZeneca.

 

Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário