segunda-feira, 26 de julho de 2021

Abate de jumentos para exportação cresce 8.000% e ameaça a espécie no Brasil.

 


O crescimento do abate de jumentos para comercialização da pele no mercado externo pode levar à extinção da espécie no Brasil. O alerta é dos pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP.

 Segundo os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o abatimento cresceu mais de 8.000% entre 2015 e 2019, quando 91.645 animais foram mortos. "Mantido o ritmo atual de abate, a existência da espécie está ameaçada, pois a taxa de reprodução dos animais não acontece na mesma velocidade", explica a pesquisa.

 O abate de equídeos, como cavalos, mulas e jumentos, é aprovado no Brasil, porém, boa parte do mercado mundial ocorre ilegalmente. Os pesquisadores explicam que muitos jumentos vendidos para fora são capturados, roubados ou comprados a baixo preço, o que coloca em risco a saúde animal e humana.

 O jumento é símbolo do Nordeste, sendo agente histórico na construção das cidades do sertão. Do passado até os dias atuais, eles são usados como força de tração.

 #Jumento #Extinção #Notícias #Jornalismo #Nordeste #Maldade #Animais #Ceará #PortalOrós

Nenhum comentário:

Postar um comentário