quinta-feira, 29 de julho de 2021

Comerciantes contestam ordem da prefeitura para demolição de toldos sobre calçadas na Praia do Cumbuco, em Caucaia



Empresários e comerciantes de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, afirmam que foram pegos de surpresa por uma ordem da prefeitura para demolir os toldos que ficam sobre as calçadas dos estabelecimentos. Segundo eles, o motivo dado pela gestão do município para a demolição das estruturas é para viabilizar as obras de revitalização na região da vila do Cumbuco. A Prefeitura de Caucaia informa que o motivo para a intervenção é proporcionar a acessibilidade de pessoas no local.

Um dos empresários, que possui sete pontos comerciais na região e preferiu não se identificar, afirmou que as estruturas foram colocadas no local desde a gestão anterior.

"Nós não fizemos isso na marra. Tudo foi acordado em reunião com o antigo prefeito e secretários, desde que não fosse feito nada de alvenaria. Tenho mais de 40 funcionários e não posso ficar parado logo nesse período que se estende até o final do ano, quando aumenta o número de visitantes aqui", disse.

A Secretaria de Planejamento Urbano de Caucaia afirmou que realizou na última sexta-feira (23) uma série de ações educativas solicitando aos ocupantes irregulares de calçadas e ruas que desfizessem as construções, de forma voluntária, com o objetivo de garantir o direito à acessibilidade.

A prefeitura disse ainda que o objetivo da ação de retirar as estruturas do local é devolver o espaço público a toda a população e possibilitar que as pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, possam exercer seus direitos de cidadania e participação social.

Na segunda-feira (26), empresários foram até a Secretaria de Planejamento do município, onde se reuniram com o vice-prefeito e um secretário, que deram um prazo de 15 dias para eles apresentarem sua defesa sobre a permanência das estruturas no local.

"Após essa reunião, no mesmo dia à tarde recebemos uma multa da prefeitura e uma colega nossa foi alertada para que fizesse a demolição do toldo do estabelecimento dela. Não queremos brigar com a prefeitura, só queremos nos resguardar", afirmou um comerciante.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário