sexta-feira, 23 de julho de 2021

'Incentivo à vacinação': bar de Fortaleza oferece promoção para clientes que tomaram a vacina contra Covid-19



Um bar de Fortaleza está com promoção de cerveja grátis (ou outros brindes) para os fregueses que já tomaram a vacina contra Covid-19. ‘Seu Zé da Bodega’, nome do estabelecimento localizado no Bairro Joaquim Távora, começou com a oferta para incentivar a imunização entre os consumidores que o frequentam — e também atrair novos clientes.

“A gente faz essa brincadeira como incentivo à vacinação, porque tem muita gente que é contra. Mas também como a gente é comerciante, a gente tem de dar alguma coisa para o cliente”, explica o proprietário do estabelecimento, Henry Pinheiro Vidal.

Henry, também chamado de ‘Zé’ por conta do nome do bar, explica que faz sempre promoções para os clientes, e essa surgiu ao ouvir comentários contrários à vacina feitos por alguns consumidores.

“Eu tenho um barzinho aqui no Joaquim Távora e, querendo ou não, escuto muita conversa em mesa de bar. Fulano que não vai se vacinar por isso e aquilo”, lembra Henry, natural de Senador Pompeu, no interior do Ceará. O bar funciona na Rua Carlos Vasconcelos há quatro anos e meio.

Henry revela que o nome ‘Seu Zé da Bodega’, inclusive, foi escolhido como homenagem tanto ao avô, que chamava José, quanto aos moradores do interior cearense, que costumeiramente chamam algum homem mais velho de ‘Seu Zé’, quando não sabem o nome da pessoa.

“Eu sempre faço coisas assim, promoções dessa forma. É mais uma brincadeira com os clientes na realidade. Daí achei interessante fazer uma campanha para saber se a galera se manifestava, e deu uma repercussão muito grande”, complementa Henry.


Funcionamento de bares e restaurantes

Muitos bares de Fortaleza têm funcionado com oferta de comida, ou seja, como restaurantes durante a pandemia de Covid-19. Com isto, as promoções e estratégias para atrair clientes são formas de resistir ao impacto financeiro causado com as medidas restritivas de funcionamento do setor, determinadas pelo decreto estadual do Governo do Ceará.

No último decreto publicado no dia 9 de julho, as regras estabelecem que restaurantes podem funcionar de 9h às 22h, exceto para aqueles situados em shoppings, que funcionarão de 10h às 22h, limitada em 50% a capacidade para atendimento simultâneo de clientes. O ‘Zé da Bodega’, por exemplo, abre às 17h e fecha às 22h.

Contudo, Henry revela as dificuldades deste funcionamento restrito, especialmente para bares. “O nosso segmento de bar e restaurante, infelizmente, foi um dos mais prejudicados. Hoje, a gente cumpre um horário até 22h que não é o nosso faturamento. O cearense não se habituou a sair 18h de casa, ele chega entre 20h30 e 21h”, reforça o empresário.

Por isto, ele vê com ainda mais importância o avanço da imunização contra o coronavírus. “A gente sabe que [a pandemia] só vai acabar quando pelo menos 70% da população brasileira tiver vacinada. Então, a gente tem de fazer campanha mesmo”, destaca Henry.


Por Samuel Pinusa, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário