segunda-feira, 26 de julho de 2021

Tremor de terra em Maranguape é o 4º do Ceará em julho



Um tremor de terra de magnitude 1.8 foi registrado em Maranguape, Grande Fortaleza, na madrugada de sexta-feira (23). Com isso, o Ceará já registrou um total de quatro eventos sísmicos em julho, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

O tremor, de baixa magnitude, ocorreu às 2h50 e foi captado pelas estações da RSBR, operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).


Mais recentes tremores no Ceará:

  • 9 de julho, em Cariré: magnitude 1.8. Este evento chegou a ser sentido pela população local.
  • 4 de julho, em Santa Quitéria: magnitude 2.0.
  • 6 de julho, em Sobral: magnitude calculada em 1.5 e foi sentido pela população da cidade.

Em junho, o estado teve apenas dois tremores de terra. A ocorrência desses eventos de baixa magnitude é normal e é resultado da acomodação das falhas geológicas da região.


Sobre a Rede Sismográfica

A RSBR é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), além do LabSis/UFRN e do Observatório Nacional (ON). A RSBR conta ainda com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário