terça-feira, 27 de julho de 2021

Demolição de casarão e queda do teto do Farol do Mucuripe denunciam falta de preservação de patrimônio em Fortaleza



Prédios que são patrimônios públicos de Fortaleza sofrem por falta de preservação. Na última semana, o Casarão dos Gondim, no Centro da capital cearense, foi demolido mesmo estando em processo provisório de tombamento. Além dele, também na semana passada, parte da estrutura do farol do Mucuripe desabou. O Ministério Público do Ceará investiga ambos os casos.

O Casarão dos Gondim, por estar em processo provisório de tombamento, não poderia ser mexido ou passar por qualquer tipo de intervenção na sua estrutura. O patrimônio era um dos mais antigos de Fortaleza, e completaria 110 anos no ano que vem. Ele ficou conhecido como Casarão dos Gondim, carregando o nome da primeira família a ocupar o espaço.

O ato de demolição é considerado irregular, de acordo com o Ministério Público, que está investigando o caso com a Secretaria de Cultura.


Farol do Mucuripe

Parte da estrutura do farol do Mucuripe desabou na semana passada, a Defesa Civil esteve no local e isolou a área. O Ministério Público também se manifestou sobre o caso e disse que já entrou em contato com as secretarias responsáveis. O órgão deu um prazo de até cinco dias para resposta sobre a revitalização do espaço.

O farol do Mucuripe também é considerado patrimônio histórico tombado pelo Governo do estado do Ceará. A Prefeitura de Fortaleza disse que mesmo antes de saber do procedimento do Ministério Público, a Secretaria do Turismo já tinha pedido a cessão do equipamento para a União.

"O governo do estado sempre se mostrou com disposição para ajudar e sobretudo tomar todas as medidas necessárias para revitalização deste equipamento, que se trata de um bem de profunda importância histórica da cidade."


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário