quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Incêndio nas serras na divisa entre Piauí e Ceará é controlado após 16 dias



O incêndio nas serras na divisa do Piauí com o Ceará, região Norte dos estados, foi controlado nesta quarta-feira (8) após 16 dias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio atingiu 18.620 mil hectares de vegetação, o equivalente a 18 mil estádios de futebol.

O fogo começou há mais de duas semanas em Poranga, no Ceará, e avançou para as cidades piauienses de Milton Brandão e Buriti dos Montes. Famílias perderam plantações e placas solares.

Além dos bombeiros civis e militares, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuaram de frente no combate ao incêndio.

"Através de uma ação conjunta conseguimos controlar os focos de incêndio na região. Agradecemos o apoio de todos e da comunidade que nos ajudaram a debelar esse grande sinistro", destacou o tenente William, do Corpo de Bombeiros do Piauí.

Além da vegetação seca e fechada, as equipes tiveram que enfrentar ventos de 14 km/h, que favoreciam a propagação mais rápida do fogo. Por conta da falta de acesso, os veículos não entravam e as equipes precisavam caminhar até 10 km na mata fechada, carregando mochila costal de 22 quilos.

A prefeitura cedeu maquinários para abrir aceiros, que são cortes na mata para impedir que o fogo se alastre. O Corpo de Bombeiros utilizou drones e mapas via satélite para monitorar o avanço das chamas.


Por Catarina Costa, G1 PI



Nenhum comentário:

Postar um comentário