segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Praias do Ceará registram aglomerações, pessoas sem máscaras e desrespeito ao distanciamento



O Ceará já ultrapassou a triste marca de 197 mil casos de Covid-19 e 8.133 vidas por conta do novo coronavírus, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Apesar disso, o fim de semana foi movimentado nas praias do litoral cearense, com registros de desrespeito ao isolamento social e à obrigatoriedade do uso de máscaras.

Neste domingo (16), o G1 esteve em três barracas na praia do Cumbuco, em Caucaia, na Grande Fortaleza. Em todos os locais, a reportagem flagrou cenas de aglomeração e desrespeito ao uso de máscaras. O equipamento de proteção é obrigatório por Lei estadual, que prevê multa de até R$ 1 mil por descumprimento. Também foi possível observar a ausência de distanciamento entre mesas.

Em nenhum dos estabelecimentos foi observada fiscalização de agentes da Prefeitura de Caucaia. O G1 entrou em contato pedindo esclarecimentos, por e-mail, na tarde deste domingo, mas não houve retorno.

O desrespeito às regras de segurança sanitária são encaradas com preocupação. O infectologista Roberto da Justa explicou, em entrevista concedida ao G1 em julho, que toda atividade ao ar livre é caracterizada como de risco menor. “Mas, se for uma praia com aglomeração, por exemplo, secreções podem ser transmitidas entre pessoas que estão próximas”, esclarece.


Show e lotação

Na Kitecabana Lounge, em Caucaia, a reportagem flagrou, ainda, uma apresentação musical com banda. A apresentação foi divulgada também nas redes sociais. Apesar disso, o local foi o único, entre os visitados pelo G1, que apresentava sinalização de orientações sobre o distanciamento social, além de um totem com álcool em gel. Os funcionários do estabelecimento utilizavam ‘face shields' de acrílico.

A reportagem tentou falar com a administração da barraca, por telefone, na noite deste domingo (16), mas não houve retorno.

Na barraca Duro Beach, também houve aglomeração e clientes sem máscara. Ao G1, a empresa informou que não consegue obrigar o uso do equipamento de proteção entre os frequentadores. O estabelecimento disse, ainda, que não autoriza a entrada de clientes após lotação e que há sinalizações de espaçamento entre os bancos comunitários. Sobre as máscaras, disse que, “infelizmente, algumas pessoas não respeitam e reclamam que não querem ficar com marcas do sol”.

Na barraca Chico do Caranguejo Cumbuco, foram observados pontos de aglomeração entre as mesas e poucas pessoas usando máscaras. O G1 tentou contato com representantes do estabelecimento por telefone, mas as ligações caíram na caixa de mensagens.


Fortaleza

Em Fortaleza, a reportagem visitou a Praia dos Crush, na Avenida Beira-Mar, também na tarde deste domingo, onde foi possível flagrar a ausência de distanciamento social e pessoas sem máscara.


A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou que reforçou a atuação na região, desde a sexta-feira (15). “Com monitoramentos contínuos para evitar aglomerações, orientando os permissionários a cumprirem as recomendações de não ocuparem a faixa de areia com mesas, cadeiras e guarda-sóis”, ressaltou o órgão.

A Agefis afirmou que a população também foi abordada para a distribuição de máscaras de tecido e álcool em gel 70%. A Polícia Militar do Ceará informou, por sua vez, que o local “apresentou movimento normal de pessoas, não caracterizando aglomeração”.


Interior

O desrespeito às regras de prevenção também foi registrado em praias de outras regiões do estado. Em Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará, as maiores movimentações aconteceram na praia principal e em estabelecimentos da vila de Jericoacoara. Os locais são importantes pontos turísticos da região. “Jeri foi reaberta, mas falta fiscalização. Vemos muita aglomeração e todo mundo sem máscara”, destaca uma moradora, que preferiu não se identificar.

Segundo boletim da Prefeitura de Jijoca, a cidade registra 769 casos confirmados e nove óbitos por conta da doença. No dia 8 deste mês, a Vila de Jericoacoara e o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara foram autorizados a receber visitantes novamente, mas o fluxo foi baixo nos primeiros após a liberação.

“Neste fim de semana, abriu muita coisa e decidiram validar a abertura das Caipirinhas. São 15 barracas para 2 mil pessoas. Este espaço naturalmente aglomera”, afirmou uma moradora.

O presidente do Conselho de Empresários de Jericoacoara (CEJ), Oswaldo Leal, ressalta que as empresas sócias estão seguindo os protocolos de segurança recomendados, mas falta fiscalização. “Quem tem que fazer o acompanhamento é a prefeitura. Fiscais deveriam estar na entrada dos restaurantes notificando e informando os visitantes, mas não existem fiscais disponíveis”, ressalta.

Em Beberibe, outra região que recebe muitos visitantes no estado, moradores denunciam aglomerações e desrespeito à obrigatoriedade do uso de máscaras. Um dos moradores, que também não quis se identificar, diz que o fluxo de visitantes aumentou nas últimas semanas. “O isolamento social praticamente acabou. Embora estejamos funcionando conforme as fases do governo do estado, as pessoas não estão nem aí para as orientações sanitárias”, avalia.

Beberibe registra 708 casos confirmados do novo coronavírus e 28 óbitos, segundo o IntegraSUS

O G1 tentou contato com as prefeituras de Jijoca de Jericoacoara e Beberibe, neste domingo, mas não responderam até a publicação desta matéria. A Polícia Militar, no entanto, informou, em nota, que esteve presente “nas praias de Beberibe, Cumbuco e Jericoacoara”, realizando “ações de fiscalizações em cumprimento ao Decreto Estadual vigente”.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário