segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Testagem gratuita para Covid-19 na Praça do Ferreira começa nesta segunda-feira



A partir desta segunda-feira (17), a Praça do Ferreira, no Centro, será ponto de testagem para Covid-19 em Fortaleza. Não é preciso marcação prévia ou estar sintomático para participar, bastando apresentar documento oficial com foto para ser atendido.

A tenda para exames tem capacidade para receber até 150 pessoas diariamente e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 16h. O resultado é liberado em até cinco dias úteis e pode ser consultado pela Internet, em plataforma disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Apesar de não ser necessário estar com sinais da doença para ser atendido, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), responsável pela aplicação do serviço, orienta as pessoas sintomáticas interessadas em receber diagnóstico a esperar, no mínimo, três dias de manifestação da doença para realizar o exame.


Testes

O teste aplicado no local é o RT-PCR, que utiliza da biologia molecular para verificar a presença do vírus no organismo. A técnica retira secreções das vias respiratórias com a ajuda de um cotonete, o ‘swab’. Após a coleta, o resultado é liberado em até cinco dias úteis na plataforma Digital Saúde, administrada pela Sesa.

A diretora do Lacen, Liana Perdigão, explica o porquê do atendimento comportar também as pessoas assintomáticas. “O que o exame pesquisa é o vírus. Então, você pode ter o vírus, e não estar com a doença. Porque pode ser assintomático, e ter a presença do vírus no organismo”, aponta.

O RT-PCR é o teste credenciado para Covid-19 mais realizado em Fortaleza, com 64.952 aplicações desse tipo na Capital até a manhã deste domingo (16), de acordo com o IntegraSUS. O total equivale a 47% dos 137.274 testes realizados na cidade. Em segundo lugar aparece o exame rápido, com 60.972 aplicações.


Expansão

Liana fala, ainda, do papel da testagem no acompanhamento da pandemia no Ceará. “Os centros são de extrema importância hoje para a gente ter a testagem de um número maior de pessoas. Dessa forma, é possível entender como é que está a pandemia para a tomada precisa de decisões”, conta a diretora.

Similar ao Centro na Praça do Ferreira, outra tenda de Testagem está montada em Maracanaú, município da Grande Fortaleza, desde quarta-feira (14). Cerca de 360 testes foram aplicados no local. O equipamento tem capacidade para testar até 100 pessoas por dia.


Testagem em servidores

Além da população, órgãos públicos também iniciaram testagem ampliada de servidores. Desde quinta-feira (13), a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) busca diagnosticar Covid-19 na segurança pública. Pelo menos 327 agentes já passaram pela triagem. Outros 1.450 testes foram distribuídos para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), 755 testes para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e 300 testes para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Outros três momentos de testagem estão previstos, os próximos nos 20 e 27 deste mês e o último em 3 de setembro. Nestas etapas a previsão é de que 60 pessoas sejam atendidas em cada dia. O público-alvo são servidores e terceirizados, que testaram negativo, ou que nunca realizaram o exame.

Para se cadastrar, o interessado deve preencher um formulário online com seus dados de saúde e aguardar a ligação da Abips, para o agendamento.

O teste é feito na própria SSPDS e o local foi preparado para receber os inscritos de forma segura, sem causar aglomerações.

O Ceará registra 197.685 casos confirmados de Covid-19 e 8.133 mortes pela enfermidade, segundo dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 14h24 deste domingo (16). O número de pessoas recuperadas chegou a 168.319.

O Estado tem ainda 87.941 casos em investigação. Já foram realizados 558.753 testes para identificar o novo coronavírus. O número de notificações chegou a 579.008.

Fortaleza concentra os maiores números absolutos: 44.923 diagnósticos positivos e 3.756 óbitos. A capital está na terceira semana seguida com menos de 10 mortes pelo novo coronavírus por dia.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário