quarta-feira, 14 de julho de 2021

Ceará mantém orientação de misturar doses de vacina para grávidas, apesar de Ministério recomendar o contrário

 


A vacinação em segunda dose do imunizante contra a Covid-19, produzido pelo laboratório Pfizer/BionTech, deve continuar a ocorrer em gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose de AstraZeneca. A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, na manhã desta terça-feira (13).

A decisão ocorre após o Ministério da Saúde vetar a mistura de imunizantes na aplicação de doses em nenhum público. O titular da pasta, Marcelo Queiroga, afirmou na última sexta-feira (8), que a combinação de vacinas não está autorizada nem em gestantes, nem em nenhum público – e que os municípios não devem fazer a combinação por conta própria.

Cabeto afirmou que "essa é uma prática que foi estudada, ela é eficaz", afirmou, ao ressaltar que essa ação não deve ser feita em todos os públicos. "A gente vê outros países fazendo misturas vacinais, mas isso não deve ser feito de forma ampla", pondera.

O Rio de Janeiro também decidiu manter a orientação de misturar doses de vacina para grávidas, mesmo não seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário