quinta-feira, 8 de julho de 2021

Com baixa adesão, Fortaleza vacinou 25% do grupo prioritário contra a gripe desde o início da campanha



Fortaleza vacinou 25% do grupo prioritário desde o início na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que teve início em abril desde ano, conforme informado pela coordenadora de imunização do município, Vanessa Soldateli, na manhã desta quarta-feira (7).

"Hoje, depois de três meses de campanha de vacinação, estamos com mais ou menos 23 a 25% de pessoas vacinadas contra aqui em Fortaleza contra a Influenza. A nossa meta é em torno de 933 mil pessoas a serem vacinadas e conseguimos vacinar até agora 220 mil", disse Vanessa durante transmissão nas redes sociais com o boletim de vacinação.

A baixa adesão não só não capital cearense, como em todo país, fez o Ministério da Saúde liberar a vacinação contra gripe para o público em geral a partir dos seis meses de idade. Em Fortaleza, a vacina contra a Influenza passou a ser disponibilizada na segunda-feira (5), nos 116 postos de saúde da cidade.

"Temos uma campanha totalmente atípica em relação às anteriores, inclusive em 2020, que não tínhamos a vacina do Covid ainda, nós tivemos uma adesão muito grande a essa campanha e esse ano a adesão está muito baixa", comentou Vanessa.

Conforme coordenadora de imunização da capital, é a primeira vez que essa liberação para o público acontece desde 1999, quando teve início a campanha de vacinação contra gripe no país.

Vanessa explica que a vacina contra a Influenza protege contra três tipos de vírus e a imunização é tão importante quanto a da Covid-19.

"A vacina protege contra três tipos de vírus da Influenza, sendo dois tipos da A e um tipo da B, que são os mais graves e que provocam pneumonias e meningites. Doenças que afetam principalmente o sistema respiratório, da mesma forma que o Covid. Só aí a gente já consegue imaginar a importância dessa vacinação."

A coordenadora ressalta que quem está fazendo o esquema vacinal contra o novo coronavírus, deve aguardar 14 dias para receber a vacina da Influenza.


Grupos prioritários

A vacinação contra a gripe começou no Ceará no mês de abril e os grupos prioritários foram distribuídos em três etapas, de forma escalonada, conforme o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

A primeira fase da campanha teve como público-alvo crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Na segunda fase foram idosos e professores.

Já a terceira fase contemplou pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário