sexta-feira, 16 de julho de 2021

Realização de cirurgias eletivas retorna de forma gradual ainda em julho no Ceará



O Ceará vai retomar de forma gradual no mês de julho a realização das cirurgias eletivas após cinco meses de suspensão devido à pressão assistencial causada pela segunda onda da pandemia de Covid-19. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (15).

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), o retorno dos procedimentos menos urgentes foi possível por causa da queda de casos, internações e óbitos pela doença desde o fim de junho em todas as regiões do estado.

De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), a meta é zerar a fila nos hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e unidades de saúde públicas e privadas no Ceará, beneficiando milhares de usuários do sistema público de saúde.

"Estamos implantando um novo programa de cirurgias eletivas no Ceará. Isso se deve à melhora dos dados epidemiológicos e assistenciais da Covid-19 e à necessidade de ampliar essa nossa capacidade de atendimento. Vamos utilizar a estrutura que ampliamos durante a pandemia, nos hospitais das cinco regiões de Saúde, para realizar o maior número de procedimentos", afirmou Dr. Cabeto.


Agendamentos

A Secretaria da Saúde recomenda às unidades a criação de uma comissão de priorização da agenda cirúrgica para o momento da pandemia. A composição desse grupo deve ser adaptada às características do serviço, mas sugere-se a participação do diretor técnico do serviço de saúde, cirurgiões, anestesistas, infectologistas e enfermeiros, além da equipe diretiva do serviço de saúde.


Vacina e cirurgia

Não há registros na literatura científica quanto à necessidade de intervalos entre a vacinação para Covid-19 e a realização de cirurgias. Porém, sugere-se aguardar pelo menos sete dias entre a vacinação e o procedimento cirúrgico, a fim de evitar confusão quanto às possíveis reações à vacina ou as complicações cirúrgicas, caso surjam sintomas clínicos no paciente.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário