quarta-feira, 7 de julho de 2021

Professores de Fortaleza receberão progressão com até 4% a mais no salário, diz Sarto



Cerca de 15 mil professores que atuam na rede municipal de Fortaleza estarão aptos, a partir de agosto, a receber progressões funcionais devido ao tempo de serviço ou de qualificação profissional. A afirmação foi dada pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT), na manhã desta terça-feira (6), por meio de uma transmissão pelas redes sociais.

Segundo o gestor, caso o trabalhador tenha direito às duas progressões, o aumento salarial poderá ser de até 4%. Conforme Sarto, serão impactados cerca de 9 mil professores com a progressão por tempo de serviço e 6 mil por qualificação.

"Só esse movimento vai impactar na folha [de pagamento da Prefeitura], a partir de agora de agosto, de quase três milhões de reais por mês", ressaltou o prefeito.

Além disso, Sarto também afirmou que será paga a pecúnia, que ocorre quando o professor tem direito às férias, mas não as exerce, optando pelas atividades laborais. A informação é de que 550 professores receberão o valor, cuja aplicação será em torno de R$ 2,2 milhões ao poder municipal.

Para a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, a categoria conta com cerca de 20 mil profissionais e, apesar de a progressão contemplar grande parte do magistério, os funcionários de escola e aposentados também precisam de reparação.

"O sindicato deve estar fazendo um comunicado para a categoria, que se prepare para apresentação dos certificados. É um incentivo ao estudo, pois a qualificação para o professor é condição de trabalho", pontuou.


Reforma da Previdência

No mês de abril, a Reforma da Previdência Municipal foi aprovada. O texto do projeto foi alvo de muita discordância entre os sindicatos profissionais, incluindo o Sindiute, e a gestão Sarto. Protestos foram realizados na frente da Câmara Municipal de Fortaleza, durante os dias de aprovação.

Além do aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%, a Prefeitura aprovou o fim do abono que evitava redução de rendimentos para os trabalhadores inativos.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário