quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Maioria das vítimas de homicídios em Fortaleza são jovens, negros, pobres e moram em periferia, aponta estudo



Um estudo elaborado pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) revelou que a maioria das vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) — que englobam homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e feminicídios — em Fortaleza são homens jovens, negros e moradores de periferia.

O relatório "Em busca por Justiça - investigação dos crimes violentos em Fortaleza: um olhar da Defensoria Pública do Ceará", da Rede Acolhe, foi divulgado em transmissão ao vivo nesta terça-feira (26) e apresentou sugestões à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para melhoria dos procedimentos investigativos desses casos.

Os pesquisadores analisaram 180 processo criminais que tramitam na Justiça estadual e consideraram CVLIs contra moradores de Fortaleza, cujos crimes ocorreram no município no ano de 2019. Ao todo, neste ano, ocorreram 2.257 casos, mas a metodologia aplicada considera a quantidade indicada pela Secretaria Estadual de Saúde, considerando um erro amostral de 5% e intervalo de confiança de 95%.


Conforme o estudo, as vítimas tinham um perfil majoritário:

  • Homens: 82%
  • Negros: 80%
  • Jovens (entre 18 e 29 anos): 56%
  • Estudaram até o Ensino Médio: 82%
  • Moradores de periferia: 98%


Um dado ressaltado pelos analistas é que das 191 vítimas, cujas mortes são investigadas nos 180 inquéritos, 118 foram mortas em apenas 15 bairros de Fortaleza. O destaque negativo foi para os bairros Passaré (11), Barra do Ceará (8), Bom Jardim (8) e Vila Pery (8).

"Essas informações reforçam a hipótese de que a segregação socioespacial pode estar atrelada à vulnerabilidade a homicídios, tendo em vista que esses territórios são marcados por diversos processos sociais e confrontos por controle territorial. Nesse contexto, ampliam os riscos da violência armada comunitária, que vulnerabiliza, também, as crianças e os adolescentes", escreveram os pesquisadores no relatório.

Em 2020, conforme o Monitor da Violência, ferramenta do g1, os índices de assassinatos reduziram 8% no País. O Ceará apresentou a maior queda dentre todos estados.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário