sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Ceará tem 18 municípios entre os 20 com maiores notas do Brasil em índice sobre educação

 

O Ceará tem 18 municípios entre os 20 brasileiros com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2021. Sobral e Cruz empataram em 1º lugar na classificação nacional, que abrangeu 5.126 municípios de todo o País. O estado lidera ainda a estatística no Nordeste com nota 5,5, e fica atrás apenas de São Paulo nacionalmente.

O Ioeb traça um retrato sobre as condições de desenvolvimento educacional das crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio. No ranking das capitais, Fortaleza aparece na 3ª colocação, empatando com Curitiba, tendo à frente as cidades de São Paulo e Teresina.

O Índice engloba dados da Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais que estão presentes no município: estadual, municipal e privada. Para compor o modelo, foi observada a relação entre três fatores: indicadores de resultado educacional, indicadores de insumos e processos educacionais e também controle de background familiar.



Entenda o Ioeb

O primeiro fator diz respeito aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e à taxa líquida de matrícula do Ensino Médio.

O segundo é relacionado à escolaridade dos professores, ao número médio de horas-aula por dia, à experiência dos diretores e à taxa de atendimento na Educação Infantil. E o terceiro leva em conta a escolaridade média dos pais.

Em resumo, o Ioeb é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal e o país, como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem.

O índice é realizado pela Comunidade Educativa Cedac, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário