quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Pelo menos 21 consumidores entraram em contato com o Procon Fortaleza relatando recebimento de ligações do próprio número



Pelo menos 21 consumidores entraram em contato com o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) relatando o recebimento de chamadas do próprio número. A informação foi divulgada pelo Procon nesta quinta-feira (20).

A diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, disse que analisa, junto ao setor jurídico do órgão, como apurar as responsabilidades diante das ligações misteriosas.

"Queremos entender e saber de onde partem essas ligações e as responsabilidades das empresas que prestam o serviço de telefonia. Por isso, estamos analisando com o jurídico do Procon que medidas tomaremos a respeito", disse.

Usuários de aparelhos celulares do Ceará passaram a receber ligações misteriosas dos próprios números. Há relatos de clientes da operadora Oi em Fortaleza e outras cidades da Região Metropolitana, desde a semana passada, sobre este tipo de telefonema. "Fiquei com medo e não atendi", diz uma dona de casa que recebeu as ligações.

O g1 entrou em contato com a operadora Oi, que apura a situação. "A Oi informa que vai verificar os casos relatados e que possui políticas e diretrizes internas voltadas à área de segurança da informação e antifraude, visando sempre a proteção dos dados de seus clientes", disse.

Em nota, a Polícia Civil informou que, até o momento, não há comprovação de que chamadas com o mesmo número do próprio celular que algumas pessoas vêm recebendo trata-se de um golpe ou que os dados pessoais dos usuários serão copiados.

A Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) orienta às pessoas que passarem por essa situação comuniquem o fato à operadora de telefonia. Em caso de suspeitas de qualquer conduta criminosa, o cidadão pode procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência.


Ligações misteriosas

Os casos inusitados causam desconfiança e despertam a curiosidade dos proprietários das linhas ouvidos pelo g1, que estão em busca de uma resposta para saber o que está ocorrendo. Alguns deles chegaram a atender a ligação e não tiveram nenhuma resposta de quem estava do outro lado da linha. Já outros, preferiram não arriscar, por desconfiar que pode se tratar de alguma fraude.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário