terça-feira, 29 de março de 2022

Casal celebra 60 anos de casamento com ensaio fotográfico em local onde se conheceu, no Ceará: 'Foi como voltar ao passado'



Nove filhos decidiram celebrar os 60 anos de casamento dos pais com um ensaio fotográfico onde o casal se conheceu, em Beberibe, município do litoral do Ceará. Raimundo Mateus Filho, de 88 anos, e Francisca Filgueira Mateus, de 79, iniciaram a história juntos em 19 de março de 1962.

Os filhos decidiram não desistiram de comemorar as "bodas de diamante" mesmo com as mudanças de plano por causa da pandemia Covid-19.

Cearense escreve livro contando como reencontrou e casou com o amor da adolescência após quase 40 anos

“Na verdade, antes da pandemia, a gente estava se organizando para fazer uma festa, porque é um momento único; 60 anos, bodas de diamante”, explicou Gunnar Vingre Mateus, engenheiro civil e um dos filhos do casal — que teve dez filhos, mas uma das meninas morreu ainda pequena.

“A gente já tinha programado que, três anos antes, a gente começaria a juntar uma grana para fazer a festa para eles, aí veio a pandemia que parou tudo, então, no último ano, quando a gente viu que ia chegar a data, não poderia passar em branco”, reforçou o engenheiro.

Ele informou que a ideia de fazer as fotos em Fortaleza, onde ele e os pais moram, ainda foi considerada, mas descartada logo após. “A gente chegou à conclusão que lá no sertão era a cara deles. Eles se conheceram lá, casaram lá, tiveram alguns filhos lá e a casa se mantém até hoje. Então, tinha tudo a ver com eles”, explicou Gunnar.

No total, 36 pessoas participaram do ensaio fotográfico, entre filhos, noras, genros, netos e bisnetos. Eles se reuniram, fizeram as fotos de toda a família reunida e também aproveitaram para fazer um almoço especial, já que estavam todos juntos.


60 anos de história

Raimundo Mateus agradeceu a chance de comemorar as seis décadas de casamento com a família. “A palavra que define esse momento é gratidão. Agradecemos a Deus pelo privilégio de comemorarmos 60 anos de casados, com saúde e união de toda família”, disse

Já Francisca Filgueiras ressaltou o encontro das gerações. “Muito emocionante, foi como voltar ao passado e recordar o dia 19 de março de 1962. O momento da foto em família foi a plenitude do ensaio, um momento único em juntar os nove filhos, 11 netos, 5 bisnetos, noras e genros”, comentou.

O sítio onde as fotos foram feitas foi construído na década de 60, quando o casal resolveu oficializar o matrimônio. Lá, eles moraram durante alguns anos e foi onde os primeiros filhos nasceram.

Gunnar disse que a família só saiu da casa porque o acesso à educação para as crianças que iam chegando era muito difícil, então precisaram se mudar para que os filhos pudessem estudar com condições mais favoráveis.


“Em 1974, eles se mudaram para Limoeiro do Norte. Lá, eles passaram 10 anos. Depois, foram para Pacatuba, onde passaram um ano. Então, desde 1985, eles moram em Fortaleza”, lembrou o engenheiro.

“Durante esse período, a outra casa sempre foi nosso local de apoio aos fins de semana. Eles passavam meses por lá, enquanto a gente estava aqui estudando”, relembra Gunnar.

O engenheiro disse que os pais só se mudaram para Fortaleza há cinco anos, por conta da idade mais avançada. “A gente não podia mais deixar eles sozinhos lá. Agora, a gente vai com eles duas vezes ao mês, para passar o fim de semana, mas morar de maneira frequente não mais”, diz Gunnar.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário