segunda-feira, 28 de março de 2022

Cinco mortos por afogamento em açude são enterrados em Independência, no interior do Ceará



As cinco pessoas mortas por afogamento em um açude na cidade de Independência, no interior do Ceará, foram enterrados neste sábado (26), um dia após a tragédia que abalou os moradores do município.

O velório das três irmãs de 18, 13 e 9 anos aconteceu durante a tarde na quadra de uma escola e atraiu muitas pessoas. O sepultamento dos dois irmãos de 9 e 6 anos ocorreu pela manhã. Os bombeiros acompanharam os enterros.

Na tentativa de salvar as vítimas, com idades entre 6 e 18 anos, moradores se reuniram no açude e chegaram a fazer uma "corrente humana" para ajudar os bombeiros nos resgates. Apesar dos esforços, os jovens não resistiram.

Duas das cinco vítimas são irmãos e as outras três são irmãs de outra família. Uma sexta pessoa que se afogou e chegou a ser considerada desaparecida conseguiu nadar até a margem e obteve ajuda de pescadores, conforme o Corpo de Bombeiros.


As vítimas foram identificadas como:

  • João Miguel, 6 anos
  • Raimundo Josiel, 9 anos
  • Ana Vitória, 9 anos
  • Maria Nayara, 13 anos
  • Antônia Silvana, 18 anos


Os irmãos João Miguel, de 6 anos e Raimundo Josiel de Sousa Silva, de 9 anos, foram enterrados durante à manhã, no cemitério municipal de Independência. O cortejo até o local foi acompanhado por dezenas de moradores da região, além dos familiares dos garotos.

Durante o sepultamento, a mãe das crianças passou mal, desmaiou e foi amparada por familiares. O momento foi marcado por bastante comoção.

Já as irmãs Ana Vitória, 9 anos, Maria Nayara, 13 anos, e Antônia Silvana Camelo do Nascimento, de 18 anos, foram veladas no ginásio do Colégio Santana, no Centro da cidade.

Os corpos das jovens foram enterrados por volta das 16h, também no cemitério municipal.


Crianças brincavam na água

"As crianças foram brincar, estava chovendo forte na hora e elas se afogaram. A gente ainda não sabe exatamente a dinâmica de como tudo aconteceu, mas é possível que as outras duas pessoas, uma adolescente e uma adulta de 18 anos, tenham tentado ajudar e também se afogaram, infelizmente", afirma o tenente-coronel Romero, que coordena a operação no local.

A Prefeitura de Independência divulgou uma nota de pesar pelas mortes por afogamento das três crianças e das duas jovens na Barragem Cupim.

"Ainda consternados, manifestamos nossos sentimentos e nos solidarizamos com as famílias enlutadas, ao tempo que estamos prestando através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social todo suporte necessário às famílias enlutadas", diz um trecho da publicação da prefeitura.

Governador lamentou as mortes
Em postagem nas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) lamentou as mortes e disse que recebeu "com tristeza" a notícia dos afogamentos.

"Recebi com profunda tristeza a notícia da morte, por afogamento, de três crianças e duas adolescentes, enquanto tomavam banho em uma barragem no município de Independência. O Corpo de Bombeiros e a PM foram chamados imediatamente para atender a ocorrência, e as equipes de assistência social deverão dar apoio às famílias das vítimas. Meus sentimentos de pesar a todos nesse momento de tamanha dor", escreveu o governador.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário