quarta-feira, 30 de março de 2022

FESTA DAS ÁGUAS: 15 AÇUDES ESTÃO SANGRANDO NO CEARÁ

 


A festa das águas continua no Ceará, com as chuvas dos últimos dias mais um açude começou a sangrar, o Valério, em Altaneira, com ele somam-se 15 em nosso estado.

São eles Itapebussu (Maranguape), Muquém (Cariús), Valério (Altaneira), Cahuípe (Caucaia), Angicos (Coreaú), Caldeirões (Saboeiro), Gameleira (Itapipoca), Germinal (Palmácia), Rosário (Lavras da Mangabeira), Itaúna (Granja), Ubaldinho (Cedro), Do Coronel (Saboeiro), Tijuquinha (Baturité), Quandú (Itapipoca) e Acaraú Mirim (Massapê).

As informações são do portal hidrológico Ceará, administrado pela Companhia Gestora de Recursos Hídricos (Cogerh) e pela Organização Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).             

 Outras 7 barragens têm reservas superiores a 90%. Os açudes de Sobral, com 96,65%; Mundaú, em Uruburetama, com 97,98%; Batente, Ocara, com 97,01%; Gavião, Pacatuba, com 96,93%, e Barragem do Batalhão, Crateús, com 97,94%, estão chegando ao limite de seu volume de armazenamento.

A lista de verificação dos órgãos competentes também inclui outros 62 tanques com volume inferior a 30%. Barra Velha, em Independência; Sousa, em Canindé; Trapiá II, em Pedra Branca; Pirabibu, em Quixeramobim; Monsenhor Tabosa; Cedro, em Quixadá; e Forquilha II, em Tauá, são os mais críticos, estando em volume morto (0% da capacidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário