terça-feira, 29 de março de 2022

Pelo menos três aviões arremetem durante o pouso no mês de março em Juazeiro do Norte, no Ceará



Pelo menos três aviões precisaram arremeter ao tentar pousar na pista do Aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará neste mês de março. O caso mais recente foi registrado nesta segunda-feira (28) quando uma aeronave da Latam que vinha de Guarulhos, em São Paulo teve que realizar o procedimento.

A Latam informou que por conta das condições meteorológicas adversas no aeroporto de Juazeiro do Norte na manhã desta segunda-feira (28), fato totalmente alheio ao controle da empresa, o voo LA3548 (São Paulo/Guarulhos – Juazeiro do Norte) arremeteu devido à baixa visibilidade e alternou para Petrolina, pousando em completa segurança às 11h54.

A empresa esclareceu ainda que após o reabastecimento, a aeronave decolou novamente, pousando em Juazeiro do Norte, seu destino final, em total segurança, às 13h36.

A companhia ressaltou que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação e reitera que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.


Outros casos

Na madrugada do dia 14 de março, uma aeronave da Gol que tinha a cidade de Juazeiro do Norte como destino arremeteu ao tentar pousar no aeroporto devido às condições meteorológicas.

A aeronave que vinha de Fortaleza ficou dando voltas por cerca de uma hora aguardando a melhora nas condições meteorológicas até conseguir pousar.

Por causa do problema com a aeronave da Gol, um voo da Azul não conseguiu realizar o pouso e precisou ficar sobrevoando a região por cerca de 35 minutos até conseguir descer.

Em nota a Gol disse que foram realizados todos os procedimentos necessários para o pouso e que após esse período de espera a descida ocorreu normalmente. A Azul informou que o avião teve que aguardar autorização para pousar e que prestou toda assistência necessária aos passageiros.

No dia 1º de março, um voo que partiu de Campinas, em São Paulo, com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará, teve de arremeter e deu várias voltas antes de desviar o pouso para Recife devido às fortes chuvas que ocorriam no interior cearense.

Na ocasião, a Azul informou que os passageiros receberam atendimento no Recife. Eles dormiram num hotel pago pela companhia. E, finalmente, chegaram hoje a Juazeiro do Norte, por volta de 10h30.

A Aena, que administra o aeroporto, também enviou nota, informando que os aparelhos que auxiliam o pouso em condições de chuva estavam todos ligados.


Por que aviões arremetem?

Arremetidas acontecem quando o avião precisa interromper o pouso por alguma razão. O procedimento é seguro e normal na aviação.

São vários os motivos que podem levar o piloto a decidir pela interrupção do pouso. Os mais comuns são os seguintes:

  • Mudança repentina na direção ou na velocidade do vento
  • Chuva forte sobre o aeroporto
  • Presença de algum obstáculo na pista, como um animal ou mesmo pedras

Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário